Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

BASTIDORES POLÍTICOS

Dorinha troca presidência do União Brasil Mulher após declaração de apoio a Vicentinho Jr

Saída da dirigente e entrada de Josi Nunes evidenciam reação imediata do partido.

Por Auro Giuliano | AF Notícias 1.309
Comentários (0)

21/01/2026 08h36 - Atualizado há 3 semanas
Naídes deixou a presidência do UB Mulher e, em seu lugar, assumiu a prefeita Josi Nunes

Notícias do Tocantins - A manifestação de apoio da então presidente do União Brasil Mulher no Tocantins, Naídes César, à pré-candidatura do deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) ao Governo do Estado expôs, de forma imediata, as tensões internas na Federação União Progressista. Pouco depois de o parlamentar tornar público o apoio recebido, o União Brasil anunciou a mudança no comando do segmento feminino do partido, com a nomeação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

A substituição, oficializada nesta segunda-feira (19), foi interpretada nos bastidores como uma reação direta da sigla ao apoio declarado a um pré-candidato que não integra seus quadros. A escolha de Josi Nunes reforça o alinhamento do União Brasil à pré-candidatura da senadora Professora Dorinha (UB) ao Palácio Araguaia e sinaliza uma tentativa de reorganizar e reafirmar o controle político interno, especialmente em espaços considerados estratégicos, como o braço feminino da legenda.

O episódio evidencia a fragilidade da federação no Tocantins e antecipa um cenário de disputa aberta por protagonismo dentro do bloco União–Progressistas. Vicentinho Júnior, além de pré-candidato ao governo, preside o diretório estadual do Progressistas, o que lhe garante peso formal dentro da federação, mas não assegura unidade política.

Leia também:

Embora o Progressistas integre oficialmente a federação, o deputado tem deixado claro que pretende sustentar sua pré-candidatura em oposição direta ao projeto liderado por Dorinha. Nos bastidores, também não se descarta a possibilidade de que o parlamentar busque outra legenda para viabilizar o projeto majoritário nas eleições de 2026.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.