Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

XADREZ POLÍTICO

Federação UB e PP acirra disputa por vaga ao Senado entre Vicentinho Júnior e Gaguim

Gaguim anunciou irmã do presidente nacional do UB como 1ª suplente.

Por Auro Giuliano | Conteúdo AF Notícias 638
Comentários (0)

21/08/2025 17h05 - Atualizado há 2 meses
Gaguim e Vicentinho tiveram pré-candidaturas respaldadas pelos presidentes de suas respectivas sigla

Notícias do Tocantins - A formalização da federação partidária entre União Brasil e Progressistas, batizada de União Progressista, redesenha o tabuleiro político do Tocantins. O ato realizado em Brasília nesta segunda-feira (19) consolidou uma aliança nacional estratégica e, no Estado, referendou a pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (UB) ao governo em 2026.

DORINHA NO CENTRO DO PROJETO

Com a chancela da federação, Dorinha entra oficialmente no jogo majoritário como a principal aposta do bloco. Por outro lado, a senadora aposta em uma estratégia calculada: reservar apenas uma vaga ao Senado para ser discutida internamente e buscar fora da federação o nome que completará a chapa.

Nesse desenho, ela sinaliza preferência por uma aliança com o senador Eduardo Gomes (PL), deixando a disputa dentro da União Progressista restrita a Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho Júnior (PP).

GAGUIM TEM RUEDA

No evento de formalização da federação, Carlos Gaguim teve sua pré-candidatura ao Senado homologada pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e anunciou Maria Emília Gonçalves de Rueda, a Mila Rueda, como sua primeira suplente.

Mila, irmã de Antonio Rueda, é tesoureira nacional do União Brasil, um dos maiores partidos do país, e em 2024 comandou um cofre estimado em R$ 536 milhões apenas do fundo eleitoral. Com a consolidação da federação União Brasil + PP, ela pode passar a administrar um orçamento próximo de R$ 1 bilhão em recursos públicos destinados a campanhas.

Mais do que suplente, Maria Emília ocupa posição estratégica dentro de um grupo que já controla Brasília e agora mira espaço no Senado, com nomes que têm acesso direto à máquina partidária e aos bastidores da federação que está sendo estruturada para 2026.

VICENTINHO TEM CIRO NOGUEIRA

O deputado federal Vicentinho Júnior, por sua vez, tem o respaldo do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, e demonstrou seu prestígio político e popular no lançamento de sua pré-candidatura ao Senado durante a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim. 

Ciro Nogueira já declarou que a candidatura de Vicentinho Júnior a senador é uma das prioridades do Progressistas. No meio político, o deputado é considerado um político carismático e cumpridor de compromissos.

A postura discreta de Vicentinho nas redes após a convenção nacional dos partidos foi lida como reconhecimento da correlação de forças. Já o lançamento de sua pré-candidatura durante a Romaria, sem a presença de Dorinha, mas cercado de aliados como o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira (Podemos), e o vice-governador Laurez Moreira (PDT), reforçou a ideia de consistência do projeto para 2026.

CENÁRIO ABERTO E DISPUTA INTENSA

Portanto, diante desse cenário, o desenho da chapa majoritária liderada por Dorinha ao governo promete uma disputa intensa pelas vagas ao Senado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.