Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Eleições 2020

Governador Carlesse entra em cena e escala ex-deputada na corrida eleitoral em Gurupi

O jogo da política é mesmo surpreendente.

Por Arnaldo Filho 1.727
Comentários (0)

14/08/2020 14h21 - Atualizado há 3 anos
Carlesse, Josi Nunes e Glaydson Nato

A entrada da ex-deputada federal Josi Nunes (PROS) na disputa pela Prefeitura de Gurupi muda todo o cenário. É praticamente um giro de 360º. Chateada por não ter sido reeleita em 2018, Josi entrou numa espécie de ano sabático. Voltou a dar aulas na Unirg e seguiu sua vida praticamente no anonimato.

Em abril, reapareceu no cenário para assumir a comissão provisória do PROS em Gurupi, porém, pouco depois se recolheu novamente. Naturalmente, seu legado e peso político influenciam em demasia num ano eleitoral. Josi foi deputada estadual por quatro mandatos, entre 1999 e 2014 e federal entre 2015 e 2018.

Palácio Araguaia entra em cena

A garantia que o Governo do Tocantins, na pessoa do governador Mauro Carlesse (DEM), apoiará sua candidatura, foi fundamental para que Josi topasse o desafio.

A verdade é que o governador já entendeu que seu pupilo, o suplente de deputado estadual ora em exercício, Gleydson Nato (PTB), não emplacou.

As sondagens internas indicam que o aliado do prefeito Laurez Moreira (PSDB), o ex-secretário da Saúde Gutierres Torquato (PSDB), sairia vitorioso em novembro, se o quadro permanecesse inalterado. 

Nessa quinta-feira (13), Josi e Gleydson estiveram reunidos com Carlesse no Palácio Araguaia para acertar detalhes dos nomes que irão para as convenções. "Será feita uma pesquisa de opinião pública para avaliar o grau de aceitação dos dois pré-candidatos e aquele que estiver com maior aceitação, com certeza, será o cabeça de chapa e certamente vencerá as eleições para prefeito em Gurupi", disse o governador Mauro Carlesse. 

Conversa para boi dormir

Com todo respeito à liturgia do cargo que Carlesse ocupa, mas isso é “conversa para boi dormir”, no bom português. Josi Nunes foi escalada para entrar na partida aos 20 minutos do segundo tempo, exatamente porque o escolhido para ser o titular, não emplacou em campo. Se Gleydson Nato houvesse apresentado índices convincentes, Josi Nunes jamais seria convocada para substituí-lo com o jogo em pleno andamento. 

Inimigos outrora, aliados atualmente, o futuro a Deus pertençe

Não é demais lembrar que na ocasião em que Carlesse perdeu a disputa pela prefeitura de Gurupi, em 2012, a então deputada estadual Josi Nunes foi sua adversária fidagal, uma vez que sua genitora – Dolores Nunes – compunha a chapa de Laurez Moreira, na condição de candidata vice-prefeita.

O jogo da política é mesmo surpreendente. Josi Nunes, ex-MDB e aliada de primeira hora do ex-governador Marcelo Miranda, como também ex-aliada do próprio prefeito Laurez Moreira, agora é a aposta do inimigo declarado de ambos: Mauro Carlesse! 

Resta saber o que pensa disso tudo o presidente estadual do PROS, deputado Junior Geo, que é oposicionista declarado do atual governo estadual. Talvez aceite, talvez faça “ouvidos moucos”, afinal está comprovado na política que, “os fins justificam os meios”.

Josi Nunes e Glaydson Nato

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.