Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Bastidores

Janela partidária em época de pandemia: prazo já quase no fim gera 'corre corre' em Palmas

Confira um panorama geral sobre as movimentações na Capital..

Por Arnaldo Filho 766
Comentários (0)

27/03/2020 10h45 - Atualizado há 4 anos
Corre-corre para mudança de partido agita Câmara de Palmas

O comércio e a política estão parados em razão do coronavírus, contudo, em tempos de definição partidária para a disputa das eleições municipais, a agitação continua frenética.

Em Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ganhou a direção do partido, via intervenção da Executiva Nacional, mas a possibilidade do ex-presidente estadual, Ataídes de Oliveira, reverter judicialmente a decisão partidária, ainda existe.

Pela segurança jurídica, a prefeita estaria orientando sua base – segundo os bastidores – a migrar para o DEM, sigla comandada pela deputada federal Professora Dorinha, mas que tem presença forte no Palácio Araguaia, com o deputado federal Carlos Gaguim e o próprio governador Mauro Carlesse.  

Dorinha tem o comando do partido até 31/12/2020, mesmo que a contragosto de Gaguim

DEM receberia dois vereadores com mandato?

Após inúmeras reuniões, cuja presença de assessores foram limitadas, em razão da pandemia de coronavírus, ficou praticamente decidido que o presidente da Câmara, Marilon Barbosa (PSB), seguido pelo parlamentar Etinho Nordeste (PTB) – atualmente presidente da Fundesportes – irão se filiar ao DEM. Outros nomes, como Pedro Cardoso – filho do deputado estadual Cleiton Cardoso (PTC) – também poderá aportar no partido, fortalecendo a chapa para atingir os coeficientes eleitorais. 

A turma do sacrifício

Os fiéis vereadores da base de sustentação de Cinthia, Lucio Campelo (sem partido), Major Negreiros (PSB) e Jucelino Rodrigues (PTC), aceitariam se filiar ao partido que a prefeita achar melhor ou onde possam ser mais úteis. Até mesmo no PSDB, caso a líder assim decidisse.

Contudo, não seria estranho se Campelo, expulso do PL pelo deputado federal Vicentinho Júnior, se alojasse no MDB, a convite de Eduardo Gomes. 

A propósito, o senador emedebista vai apoiar a reeleição de Cinthia Ribeiro? É uma incógnita. Eduardo não é inimigo de ninguém e, por isso, fica difícil conjecturar. Mas, se o DEM, partido do governador e aliados, não está colocando entraves a esse apoio, o senador estaria, em efeito cascata, liberado para apoiar quem quisesse, inclusive a prefeita com quem tem um bom relacionamento. 

Por falar em MDB, é provável que o vereador Rogério Freitas não saia do ninho emedebista. Ele já está na base de sustentação da prefeita e nunca encontrou barreiras ou foi proibido por sua sigla de fazê-lo. 

Líder da prefeita em 'saia justa'

E a líder da prefeita, Laudecy Coimbra (SD)? Certamente mudará de partido também, mas não há pistas do seu destino. O deputado federal Tiago Dimas (SD) certamente forçará o apoio ao candidato do Podemos em Palmas, Alan Barbiero. Neste caso, pela íntima ligação com a prefeita, Laudecy teria que achar outro partido para chamar de seu. 

Pastor em “sinuca de bico”

Outro aliado de Cinthia Ribeiro é o pastor Rogério Santos (PRB). O religioso está numa 'sinuca de bico', visto que deseja continuar na base de sustentação, contudo, se a candidatura de Gil Barison (PRB) vingar, o pastor será obrigado a apoiá-lo ou não terá palanque. Um dilema, na medida em que o prazo de definição partidária se esgota em 04 de abril de 2020. 

PSD dividido, rusga é decorrente das eleições 2018

O PSD, comandado pelo senador Irajá Abreu, já conta o vereador Folha Filho. O partido nunca se opôs ao fato de o parlamentar apoiar a prefeita.

Já o vereador Diogo Fernandes tem se postado como independente, mas o certo é que desde 2018, logo após as eleições, Fernandes havia manifestado seu desejo de sair do partido. Houve alguns desentendimentos com o presidente estadual da sigla e Diogo já declarou que vai sair na janela de transferências partidárias. Só não disse para onde. Aliás, deu pistas: não será para nenhum partido de esquerda.

Em contrapartida, o PSD pode receber Filipe Fernandes (DC), praticamente expulso do seu partido pela nova diretoria. As articulações para que isso ocorra estão bem adiantadas, segundo algumas fontes.  

O saldo remanescente

Por fim, os vereadores Filipe Martins (PSC), Moisemar Marinho (PDT), Erivelton Santos (PV) e Gerson Alves (PSL) deverão continuar nos mesmos partidos. Entretanto, Vandim do Povo (DC) ainda não decidiu em qual sigla irá se filiar, já que foi solenemente convidado a sair do DC, pois, em razão de ter mandato, estaria inviabilizando novas filiações de pré-candidatos. 

Já os outros três vereadores detentores de mandato, que não vão disputar a eleição para vereador em Palmas, são Claudemir Portugal (PRP), que pretende encerrar sua carreira política, além de Milton Neris (PDT) e Tiago Andrino (PSB), pré-candidatos a prefeito da capital.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.