Publicação de apenas duas páginas trouxe 7 nomeações e uma designação.
Notícias do Tocantins - O governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), oficializou nesta terça-feira (9) a nomeação de novos secretários e presidentes de autarquias estaduais, incluindo nomes da gestão do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos). Os atos foram publicados em edição extra do Diário Oficial, que tem apenas duas páginas.
O ex-prefeito de Pedro Afonso e ex-presidente da ATM, Jairo Mariano (PDT), comandará a Secretaria da Fazenda (Sefaz), pasta que já esteve à frente por um curto período no governo de Wanderlei. Outro movimento político foi a escolha do advogado e professor Hércules Jackson Moreira Santos para comandar a Secretaria da Educação (Seduc), por indicação do senador Irajá (PSD).
Além deles, foram reconduzidos nomes que já estavam na gestão afastada: o delegado Bruno Sousa Azevedo retorna à Secretaria da Segurança Pública (SSP); o engenheiro ambiental Cledson da Rocha Lima reassume a presidência do Naturatins e a administradora Bárbara Jesuína Mendes Gomes volta à presidência do Igeprev.
Na Secretaria da Comunicação (Secom), a advogada Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão foi nomeada secretária-executiva. Já o novo secretário da Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, foi designado para gerir também o Fundo Estadual da Saúde (FES).
Com as novas nomeações, Laurez avança na reestruturação do governo estadual após o afastamento de Wanderlei Barbosa na Operação Fames-19. Entre os dias 3 e 9 de setembro, foram confirmadas 13 nomeações para secretarias e autarquias, além de designações voltadas à manutenção da continuidade administrativa.
Lista completa de nomeações até 9 de setembro
Secretarias
Jairo Soares Mariano – Secretário da Fazenda
Hércules Jackson Moreira Santos – Secretário da Educação
Vânio Rodrigues de Souza – Secretário da Saúde
Bruno Sousa Azevedo – Secretário da Segurança Pública
César Hanna Halum – Secretário da Agricultura e Pecuária
Luiza Rocha Pinheiro – Secretária da Comunicação
Vitor Oliveira Santos Rocha Teles – Secretário-Chefe da Casa Militar
Órgãos de controle e apoio
Josué Pereira de Amorim – Procurador-Geral do Estado
Ailton Parente Araújo – Chefe de Gabinete do Governador
Autarquias e vinculadas
Herbert Brito Barros (Dr. Buti) – Presidente do Itertins
Antônio Trabulsi Sobrinho – Presidente da Ageto
Romildo Santos Barbosa – Presidente do Detran
Cledson da Rocha Lima – Presidente do Naturatins
Bárbara Jesuína Mendes Gomes – Presidente do Igeprev
VEJA PERFIL DOS NOVOS GESTORES
Jairo Soares Mariano, secretário de Estado da Fazenda
Jairo Soares Mariano é natural de Pedro Afonso, graduado em Ciências Contábeis, com especialização em Administração. É servidor de carreira da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos e presidiu a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por duas vezes. Também atuou como vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar esse cargo.
No Governo do Tocantins, foi presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc); secretário de Estado da Fazenda (Sefaz); secretário de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf); e titular da Secretaria da Governadoria (Segov).
Além disso, foi presidente do Consórcio Delta do Tocantins e do Território Nordeste do Tocantins, ocupando a chefia de gabinete da Presidência e a gerência de Defesa do Setor Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).
Atuou como presidente do Conselho Fiscal do Sebrae Tocantins e no Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Ceeto). Participou ainda de diversos conselhos estaduais e nacionais, incluindo: Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho de Distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Tocantins, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, além de ter atuado como conselheiro na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Hércules Jackson Moreira Santos, secretário de Estado da Educação
O professor Hércules Jackson Moreira Santos é especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Como professor universitário, advogado e palestrante, consolidou-se nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Sua experiência inclui ainda funções de assessoria e gestão pública, contribuindo para o fortalecimento institucional e o debate de políticas voltadas ao equilíbrio entre desenvolvimento e responsabilidade social.
Bruno Sousa Azevedo, secretário de Estado da Segurança Pública
Natural de Paraíso do Tocantins, Bruno Sousa Azevedo é graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com especialização em Direito Público, com ênfase em Assessoria Governamental e Combate à Corrupção.
Delegado de Polícia desde 2009, possui ampla experiência em diversas unidades policiais do interior e da Capital. Entre os cargos de destaque que ocupou, estão a chefia da Diretoria de Inteligência e Estratégia; a criação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro; e a implantação da 1ª Delegacia Exclusiva de Combate à Corrupção (Dracma).
Desde 2022, preside o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), sendo reeleito em 2024. Licenciou-se da função para assumir o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. Além da carreira policial, também atua na docência, tendo lecionado em diversas instituições de ensino superior e exercendo, atualmente, o magistério em Palmas.
Cledson da Rocha Lima, presidente do Naturatins
Cledson da Rocha Lima é graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui ainda especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUJ (2009); pós-graduação em Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2019; e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, também pela FGV (2020).
Bárbara Jesuína Mendes Gomes, presidente do Igeprev-TO
Bárbara Jesuína Mendes Gomes é gestora pública, bacharel em Administração de Empresas, pós-graduada em Auditoria e Gestão Pública e, atualmente, cursa MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial. Concluiu o ensino médio na Eisenhower High School, na Califórnia, Estados Unidos.
Servidora de carreira, iniciou sua trajetória no serviço público em 2000 e, ao longo de sua experiência, atuou na Câmara Municipal de Palmas, na Prefeitura de Palmas, na Secretaria de Estado da Administração e no Naturatins. Desde 2004, integra o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), onde exerce funções há aproximadamente 15 anos, tendo sido gerente de Arrecadação e Compensação Previdenciária; gerente de Planejamento e Convênios; gerente de Análise de Conformidade da Gestão; vice-presidente; e presidente interina.
Possui diversos cursos na área de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e é certificada profissionalmente para exercer a Presidência do Instituto, conforme exigência legal para dirigentes de órgãos gestores de RPPS.
Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão, secretária-executiva de Comunicação
Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão é graduada em Direito pela Universidade de Gurupi (UnirG) (2010) e advogada desde 2012. É especialista em Direito Público com capacitação para o magistério superior pela Faculdade Damásio; possui MBA em Licitações Públicas à luz da Lei n° 14.133/2021, pós-graduação em Licitações e Contratos Administrativos pela UniCV; MBA em Políticas Públicas em Cidades Inteligentes pela Universidade de São Paulo (USP); e pós-graduação em Gestão, Estratégia e Inovação pelo Instituto Federal Farroupilha. Atualmente, cursa Administração Pública pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Servidora pública municipal concursada pela UnirG desde 2008, acumula sólida experiência em Direito Administrativo, com ênfase em compras públicas e controle interno. Desde 2009, atua na gestão de processos de compras públicas e, a partir de 2015, especializou-se em controle interno. Exerceu funções de destaque como presidente e membro de Comissão de Licitação, pregoeira, diretora de Controle Interno e Controladora-Geral do município de Gurupi.
Na esfera estadual, foi coordenadora na Diretoria de Controle Interno do Tribunal de Contas do Tocantins; e superintendente das Cidades e Habitação, além de superintendente de Planejamento, Administração e Finanças da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd). Também integrou a Gerência de Orientações e Normas da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE), contribuindo para o fortalecimento das práticas de governança, gestão de riscos e conformidade na Administração Pública.
Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.