A promessa de expansão da Unirg é o carro-forte da pré-campanha de Laurez.
Entrando na reta final do mandato, o prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSDB) se autoproclamou candidato ao Governo do Tocantins em 2020 e já fez promessas ousadas, como a expansão da Unirg (Universidade de Gurupi) para Paraíso e a região do Bico do Papagaio, levando o curso de medicina.
O prefeito da terceira maior cidade do Estado lançou sua pré-candidatura durante entrevista ao programa Tribuna do Povo, na rádio Nova FM, conduzido pelos jornalistas José Manuel Vilhena e Régis Caio.
"Eu vou disputar o Governo em 2022, estou decidido definitivamente. Quem quiser ser o próximo governador vai ter que ganhar de mim", disparou Laurez.
UNIRG – 'REPROVADA' PELO MEC
A promessa de expansão da Unirg, embora muito atrativa e o carro-forte da pré-campanha de Laurez, esbarra no conceito insatisfatório obtido pela instituição no IGC – Índice Geral de Cursos, avaliação feita pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Outro grave problema é a falta de estrutura na própria sede.
Na recente avaliação, divulgada no último dia 12 de dezembro de 2019, a Unirg obteve conceito 2, ficando no rol das instituições com piores desempenhos no Brasil.
Esse resultado insatisfatório já se repetiu em anos anteriores e a universidade pode inclusive sofrer sanções do MEC.
O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 insuficientes. O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.
O conceito considera quesitos como a qualidade da formação dos professores, o Conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o desenvolvimento dos estudantes que estão concluindo os cursos e a percepção dos alunos sobre o processo de formação oferecido.
EXPANSÃO DEPENDE DE AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA
O baixo desempenho da Unirg é um fator impeditivo para o credenciamento de novos campi em municípios fora de sua sede. O Decreto presidencial nº 9.235/2017 exige conceito institucional maior ou igual a 4, na última avaliação do Inep.
Além disso, o decreto proíbe expressamente a oferta de curso presencial em unidade fora da sede sem o prévio credenciamento do campus e autorização específica do curso.
FALTA ESTRUTURA NA SEDE
O dia em que Laurez Moreira anunciou a implantação de um campus da Unirg em Paraíso do Tocantins [29 de novembro de 2019] foi marcado por protestos de acadêmicos da própria instituição, cobrando melhorias no curso de medicina, laboratórios equipados, hospital-escola e materiais básicos.
"Não temos o básico", "Pedir laboratórios equipados é muito?", "Usem o dinheiro de Paraíso para o Hospital-Escola" diziam algumas das dezenas de faixas expostas na frente da universidade.