Vilmar e Amélio antecipam articulações por 2026 e movimentam bastidores.
Notícias do Tocantins – Uma declaração do senador Eduardo Gomes (PL) durante o lançamento oficial da Agrotins 2025, nesta segunda-feira (31/3), soou como um recado direto aos bastidores da política no Tocantins: “Eleição é em ano de eleição. O ano que estamos é de união.”
Apesar do tom pacificador, o que se viu no último final de semana foi um encontro simbólico que reforça a movimentação silenciosa pela sucessão no Palácio Araguaia em 2026. No sábado (29), uma foto reuniu o senador Eduardo Gomes(PL), o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), e o deputado estadual Vilmar de Oliveira (Solidariedade) — nomes da base governista.
Mesmo longe das eleições de outubro de 2026, os bastidores da política já estão agitados. Como Wanderlei Barbosa não poderá ser candidato a governador — e com especulações sobre uma possível candidatura ao Senado —, há uma clara tentativa de consolidar um novo grupo de continuidade em torno do nome de Amélio Cayres. A chapa teria Gomes como candidato à reeleição. Serão duas vagas no Senado Federal.
Por isso, a presença do senador Eduardo Gomes nesse encontro não passou despercebida. Reconhecido por seu perfil conciliador, ele é hoje um dos principais articuladores políticos no estado.
O cenário, ainda sem anúncios oficiais, já dá sinais claros: realinhamentos políticos, trocas em cargos estratégicos e articulações regionais indicam que o xadrez da sucessão está sendo montado agora, com peças se posicionando muito antes do ano eleitoral.
Enquanto os discursos públicos falam em "união", a movimentação política mostra que 2026 já começou — nos bastidores.
LEIA TAMBÉM
Os fiéis do trono, até a queda! Deputados trocam de lado conforme o poder muda de mãos
Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.