Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

RECUO RELÂMPAGO

Vereador de Araguaína desiste da vice-presidência do Detran-TO um dia após nomeação

Parlamentar havia sido indicado pelo deputado Jorge Frederico (Republicanos).

Por Auro Giuliano | AF Notícias 911
Comentários (0)

30/10/2025 13h55 - Atualizado há 2 semanas
Recuo de Enoque foi anunciado em nota pública publicada em uma rede social do parlamentar

Notícias do Tocantins - O vereador de Araguaína Enoque Neto Rocha de Souza (Republicanos) desistiu de assumir a vice-presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) e causou surpresa no meio político.

O ato de nomeação havia sido publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (28), e o que a tornou insubsistente veio já no dia seguinte, 29 de outubro - um intervalo de apenas 24 horas, transformando-se em um episódio simbólico da instabilidade que marca a fase de composição política do governo Laurez Moreira (PSD). 

O recuo de Enoque foi anunciado em nota divulgada nas redes sociais do parlamentar. Ele justificou a decisão como resultado de uma “reflexão e análise de prioridades”. O vereador agradeceu a confiança do governador em exercício, mas afirmou ter optado por manter-se na Câmara Municipal de Araguaína e à frente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), da qual é presidente.

Contexto e cálculo político

A nomeação de Enoque havia sido articulada com o apoio do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), aliado histórico do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos). O gesto foi interpretado como parte da estratégia de Laurez Moreira de ampliar sua base política, atraindo figuras ligadas ao grupo republicano e esvaziando o núcleo oposicionista.

Apesar do recuo do vereador, Jorge Frederico continua demonstrando alinhamento com o novo governo e já indicou o tio, Jean Glauber Frederico, para a vice-presidência da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

No início do mês, o vice-prefeito de Paraíso do Tocantins, Ubiratan Carvalho (PL), também recusou o convite do governador interino para integrar a equipe como secretário de Turismo. Bira, como é conhecido, já havia ocupado a pasta das Cidades durante a gestão de Wanderlei Barbosa, com articulação do senador Eduardo Gomes (PL).

Foto: Reprodução

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.