Nova Olinda

Após polêmica, prefeito explica nota de pesar para assaltante de banco morto em confronto

Nota tem caráter estritamente informativo, sem emitir juízo de valor, diz prefeito.

Por Conteúdo AF Notícias 1.732
Comentários (0)

17/02/2025 15h16 - Atualizado há 1 mês
Prefeito de Nova Olinda, Jesus Evaristo, do União Brasil

Notícias de Araguaína – O prefeito de Nova Olinda (TO), Jesus Evaristo (União Brasil), divulgou nota de esclarecimento após ser duramente criticado nas redes sociais e pelas Forças de Segurança por ter divulgado uma nota de pesar lamentando a morte de um assaltante de banco com extensa ficha criminal e membro ativo de uma quadrilha dos Palhaços.

Claumir Barbosa da Silva, 45 anos, vulgo Donatello, morreu nesse sábado (15/2) ao entrar em confronto com equipes do Comando de Policiamento Regional (CPR) da região de Inhumas, em Goiás.

Na nota de esclarecimento, o prefeito afirmou que as publicações intituladas "Nota de Falecimento" não são elaboradas diretamente pelo Chefe do Poder Executivo, mas sim pelo setor responsável pela comunicação institucional do município.

A nota diz que o serviço é disponibilizado a toda a população de Nova Olinda, permitindo que familiares possam informar, de maneira respeitosa e acessível, o falecimento de seus entes queridos.

“Ressaltamos que a Nota de Falecimento tem caráter estritamente informativo, sem emitir qualquer juízo de valor sobre as circunstâncias da morte. No caso específico, recentemente noticiado, destacamos que a família do falecido é parte da história do município, sendo merecedora de todo o respeito e solidariedade neste momento de luto”.

A prefeitura ainda destacou que esse serviço público é oferecido de forma igualitária, sem qualquer distinção de raça, gênero, cor, ideologia, religião ou qualquer outro critério.

“A Prefeitura de Nova Olinda-TO não promove apologia a crimes nem tem competência legal para julgar ou condenar condutas, cabendo à administração municipal apenas a gestão dos serviços públicos, sempre pautada no respeito às pessoas e às instituições. Além disso, reforçamos que não há, em nenhum momento, qualquer crítica à atuação da Polícia Militar do Estado de Goiás. A Prefeitura mantém uma relação institucional de parceria e respeito com a Polícia Militar do Estado do Tocantins, colaborando, inclusive, com a manutenção do Pelotão instalado na cidade e reconhecendo a importância dos serviços prestados à segurança pública local”, diz a nota assinada pelo prefeito Jesus Evaristo Cardoso.

Quem era Claumir Barbosa?

Claumir morava no Tocantins e era um dos suspeitos de dar apoio ao ataque ocorrido em 2023 na cidade de Confresa, Mato Grosso. Donatello ainda era acusado de participar de ações no Novo Cangaço, com domínio de cidades e roubos de carros-fortes, resultando na morte de policiais militares e vigilantes.

As Polícias dos Estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Mato Grosso e Goiás já o procuravam há muito tempo. Por isso, a nota de pesar do prefeito tocantinense foi recebida com indignação por membros das Forças de Segurança.

Em 2019, Claumir foi condenado a 14 anos de prisão por assalto a banco e tentativa de latrocínio contra um PM. Os crimes aconteceram em janeiro de 2006 uma agência de Ananás, na região norte do Tocantins. De acordo com a sentença, ele fazia parte de uma quadrilha armada. Durante um roubo, ele manteve uma vítima refém e roubou vários objetos.

Nota emitida pela Prefeitura de Nova Olinda

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.