Vandalismo

Decoração natalina é furtada em três avenidas de Araguaína; polícia está investigando

Tapetes de grama recém-plantados e fios de energia também foram furtados.

Por Redação 1.302
Comentários (0)

26/11/2021 11h07 - Atualizado há 1 mês
Projeto prevê instalação 4 milhões de pontos de luz e LED distribuídos pela cidade

Antes mesmo de terminar a instalação da maior decoração natalina da história de Araguaína, que contará com 4 milhões de pontos de luz e LED distribuídos pela cidade, criminosos já roubaram parte do material que estavam sendo colocados em três importantes vias do município. O furto foi registrado nesta terça-feira (23).

A empresa contratada para o serviço, que iniciou o trabalho na última sexta-feira (19), registrou um boletim de ocorrência na tarde dessa quinta-feira (25), e já repôs o material. “Liguei para o comandante do 2ª BPMA (Batalhão da Polícia Militar de Araguaína), tenente-coronel Valdeone Dias, e alinhamos para que o serviço de inteligência investigue o caso”, afirmou o secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Zeca de Oliveira.

Da Avenida Prefeito João de Souza Lima, no Bairro São João, foram retiradas mangueiras de LED de 12 árvores e de mais 6 árvores na Avenida Tibúrcio José Dantas, no Setor Rodoviário. Já na Avenida José de Brito Soares, no Setor Anhanguera, o furto foi de 50 metros de cabo PP (polipropileno). Esse material é uma forma de termoplástico normalmente usado para isolamento de fios.

Nesta sexta-feira (26), parte da decoração furtada foi recuperada pela PM, nas proximidades da Feirinha, e devolvida à Secretaria da Cultura. De acordo com a informação dos policiais, o material foi abandonado.

Os crimes não param por aí

Tapetes de grama recém-plantados e fios de energia em vias públicas também têm sido alvo do crime. Também na última sexta-feira, 19, a Secretaria da Infraestrutura iniciou a implantação de grama em avenidas do Setor Araguaína Sul, sendo a avenida São Francisco a primeira beneficiada. Com menos de uma semana do serviço, mais de 10 tapetes foram furtados de diferentes pontos.

Recentemente a Iluminação Pública de um trecho da Marginal Neblina em Araguaína foi interrompida por causa do furto de mais de 100 metros dos fios de energia do local.  Além do registro na Marginal Neblina, no final do ano passado houve o furto de aproximadamente 800 metros de cabos de energia implantados na Via Lago, na região próxima à Praia.

De acordo com a secretaria, o furto de fios de iluminação tem sido comum na cidade e gerado prejuízos aos cofres do Município, atingindo diretamente a população. Do ano passado até agora, foram mais de 1.500 metros de fiação de iluminação furtados gerando mais de R$ 80 mil de prejuízo.

Crime

O ato ilegal configura o crime de furto tipificado no art. 155 do Código Penal, cuja pena pode chegar a 4 anos de reclusão, em sua forma simples, e 8 anos, em sua forma qualificada. Já aquela pessoa que comercializa os fios ou mesmo o cobre dos fios furtados, incide no crime de receptação qualificada, cuja pena varia de 3 a 8 anos de reclusão. 

No caso de quem compra fios ou cabos de origem duvidosos, pode responder pelo crime de receptação, previsto no art. 180 do Código Penal, cuja pena varia de 1 a 4 anos de prisão, em sua forma simples.

“Orientamos a população a não adquirir fios ou mesmo o cobre dos mesmos sem conhecer sua real procedência, pois poderá responder pelo crime de receptação, sendo de fundamental importância solicitar a nota fiscal da mercadoria oferecida, pois caso não haja nenhuma documentação que comprove a sua origem lícita, o melhor caminho é a não aquisição e imediata comunicação do fato na delegacia mais próxima”, explicou o delegado Luiz Gonzaga da Silva.

Como denunciar

Os casos de furtos de fios ou grama devem ser denunciados diretamente no telefone da Polícia Militar, pelo 190.

Material que foi recuperado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2022 AF Notícias. Todos os direitos reservados.