Do Suriname

Fuzis AK-47 apreendidos no Pará estão avaliados em R$ 2 milhões; saiba quem são os presos

Apreensão é considerada a maior já realizada no estado

Por Conteúdo AF Notícias 579
Comentários (0)

06/11/2024 09h58 - Atualizado há 1 mês
Quatro homens presos durante a operação em Abaetetuba (PA).

Notícias do Pará -  Uma operação da Polícia Militar do Estado do Pará, com o apoio da Polícia Civil, nesta terça-feira (05/11) a maior apreensão de fuzis da história do estado.

Foram apreendidos 16 fuzis AK-47 que estavam sendo transportados em uma embarcação proveniente do Suriname. Quatro homens foram presos em flagrante durante a ação.

As armas e o material apreendido pelas forças de segurança são avaliados em R$ 2 milhões. Os quatro homens presos em flagrante durante a operação foram identificados como Atonielson Sarges da Silva (vulgo “Dhe”), de 32 anos; Edilson Brito Pantoja, de 32 anos; Antoniel Sarges da Silva, 38 anos; e Alan Sidney Dias Santos. 

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Abaetetuba, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e munições de uso restrito, associação criminosa e contrabando.  

Operação

Após uma denúncia anônima, uma equipe do 31º Batalhão da Polícia Militar de Abaetetuba realizou rondas na malha fluvial do município e identificou a embarcação “Beto,” que vinha do Suriname e tinha Abaetetuba como destino. 

Durante a abordagem, os militares identificaram uma quantidade significativa de produtos contrabandeados, incluindo motocicletas elétricas e baterias. 

Os materiais estavam em posse de Atonielson Sarges, Edilson Brito, Antoniel Sarges da Silva e Alan Sidney Dias Santos. Diante do nervosismo dos abordados, a Polícia Militar solicitou apoio da Polícia Civil de Abaetetuba. Em ação conjunta, realizaram buscas na embarcação e localizaram um compressor de ar com peso incompatível. 

Utilizando uma câmera endoscópica da Polícia Civil, após a perfuração do cilindro, foram visualizadas munições e armas de fogo, possivelmente fuzis. Com o auxílio de uma serra elétrica, o cilindro foi aberto, revelando o seguinte conteúdo: oito unidades de fuzil AK-47 sem numeração; uma unidade de fuzil 762 VERMELHO (numeração SM045391 EPG16V2) com carregador; uma unidade de fuzil AK-47 (numeração 82KC5195); uma unidade de fuzil AK-47 (numeração 77FH4040); cinco unidades de fuzil T4 sem numeração aparente; 900 munições calibre 9mm marca Luger (18 caixas com 50 unidades cada); 200 munições calibre 5.7x28mm (4 caixas com 50 unidades cada); 80 munições calibre 5.56x45mm (4 caixas com 20 unidades); 98 munições calibre 5.56 (4 embalagens com 20 unidades e 1 embalagem com 18 unidades); cinco carregadores calibre 5.56; três carregadores calibre 7.62; dez carregadores para AK-47; três aparelhos celulares. 

As investigações prosseguirão para a identificação de outros envolvidos. 

A autoridade policial representará pela destinação do armamento às forças policiais civis e militares, e a embarcação, mediante decisão judicial, será destinada à Prefeitura Municipal de Abaetetuba para ser utilizada como biblioteca itinerante. Foi instaurado inquérito policial pela Polícia Civil para apurar os fatos. 

Quaisquer informações que possam ajudar a polícia podem ser encaminhadas ao Disque-Denúncia (181). A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Também é possível mandar fotos, vídeos, áudios e localização para a atendente virtual Iara, pelo WhatsApp (91) 98115-9181. Em ambos os casos, não é necessário se identificar.

Armas, munições e material apreendido durante a operação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.