Ação ocorreu durante uma averiguação de desmatamento no P.A. Primavera.
Notícias do Tocantins – A Polícia Militar prendeu um homem de 42 anos por suspeita de ter provocado uma queimada ilegal numa área da reserva do projeto de Assentamento Primavera, localizado em Carmolândia, norte do estado.
Os policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com apoio de uma equipe da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Xambioá, foram averiguar uma situação de desmatamento na área da reserva quando flagraram o homem que estava ateando fogo na vegetação que ainda não havia sido queimada, sob alegação de que iria realizar plantio no local.
Diante dos fatos, os policiais informaram ao suspeito sobre a proibição de queimadas no período de estiagem, incluindo as autorizadas, que estão suspensas até o dia 30 de outubro, conforme portaria do Naturatins, e ainda o conduziram à delegacia, onde foi autuado por provocar incêndio em floresta ou demais formas de vegetação.
O homem foi multado em R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por realizar a queima de 4,79 hectares de vegetação nativa, sendo a área embargada para regeneração natural.
A ação faz parte das medidas determinadas pela Força-Tarefa de Combate às Queimadas, planejada pelo Governo do Estado. O caso aconteceu na sexta-feira (20/9), mas só foi divulgado pela PM nesta segunda-feira (23).