Central 190

Idoso morre vítima de choque em cerca elétrica irregular no norte do Tocantins

Segundo a PM, o idoso estaria apanhando iscas para pescar no momento do acidente

Por Nielcem Fernandes 1.619
Comentários (0)

13/05/2019 11h36 - Atualizado há 4 anos
Local do ocorrido

O idoso Antônio Paulo Barros da Silva, 71 anos, morreu após levar um choque numa cerca elétrica de uma propriedade rural no município de São Miguel do Tocantins, norte do Estado, na manhã deste domingo (12).

Segundo a Polícia Militar, o idoso estaria apanhando iscas para pescar no momento do acidente. A descarga foi tão forte que a vítima morreu no local.

Uma testemunha disse à polícia que a cerca estava energizada por uma instalação elétrica irregular e que o dono da propriedade mora em Imperatriz (MA).

A perícia foi acionada e o corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Tocantinópolis. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Uma equipe da concessionária Energisa foi ao local para desligar a fiação da cerca.

ENERGISA

A Energisa disse que foi constatado que havia uma ligação irregular (‘gato’) na rede de energia da propriedade rural.

Além da ligação clandestina, havia uma cerca eletrificada de forma irregular, ligada na rede interna do cliente, em total desacordo ao que é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Energisa destacou que é proibido eletrificar cerca diretamente na rede elétrica.

Conforme a concessionária, somente as equipes da distribuidora podem fazer intervenções na rede elétrica. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só os eletricistas da empresa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança. Além de ser crime, intervir na rede coloca em risco a pessoa que está fazendo a atividade e também as pessoas que estão próximas.

Saiba o que não pode ser feito na rede de energia ou próximo a elas:

• Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;

• Fazer instalações elétricas direto nos cabos dos postes. Além de perigoso é crime;

• Instalar, retirar ou adulterar medidores de energia;

• Realizar pintura de faixadas improvisando extensores no rolo de pintura;  

• Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;                                 

• Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema

• Instalar cerca elétrica sem equipamentos específicos, em desacordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.