Operação

PF e CGU investigam corrupção de servidores em cerca de 10 municípios do Tocantins

Os desvios estariam ocorrendo em nove municípios na região do Bico do Papagaio.

Por Redação 3.836
Comentários (0)

07/10/2020 08h08 - Atualizado há 3 anos
Operação em prefeituras na região do Bico do Papagaio

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou nesta quarta-feira (7) uma operação com o objetivo de apurar um esquema de corrupção realizado por servidores públicos e desvio de recursos na aquisição de medicamentos em municípios da região norte do Estado do Tocantins. A operação é batizada de "Bálsamo de Gileade".

Cerca de 144 policiais federais cumprem 36 mandados de busca e apreensão, 01 de prisão preventiva, 15 de prisão temporária além de sequestro de bens em valores na ordem de R$ 12 milhões, todos expedidos pela Vara Criminal de Augustinópolis.

Os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Araguaína (residência do pregoeiro de Riachinho), Aguiarnópolis, Sítio Novo do Tocantins, Ananás, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Luzinópolis, Praia Norte, Palmeiras do Tocantins, Riachinho, São Sebastião do Tocantins, Maurilândia do Tocantins e Imperatriz (MA).

A investigação, iniciada em 2019, revelou a existência de um possível esquema de desvios de recursos públicos através de aquisição fraudulenta de medicamentos, a partir de fraudes em procedimentos licitatórios e emissão de Notas Fiscais canceladas posteriormente, cerca de 47%.

Além disso, foi constatada no decorrer das investigações, a existência de diversas transferências bancárias por parte dos responsáveis pela empresa investigada a Servidores Públicos municipais, responsáveis pelas licitações e outros vinculados à área da Saúde, como Secretários de Saúde e Gestores do Fundo Municipal de Saúde, englobando cerca de nove municípios investigados, na região do Bico do Papagaio.

Os investigados poderão responder, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, fraude em licitações e participação em organização criminosa.

O nome da Operação “Bálsamo de Gileade” faz alusão a uma substância natural de origem vegetal usada para fins medicinais, muito conhecido nos tempos bíblicos. Era comum o bálsamo servir como um presente ou agrado a alguém (cf. Gênesis 43:11).

PF faz buscas em farmácias na região do Bico do Papagaio
Dólar apreendido em farmácia na região do Bico
Relógios apreendidos com um dos investigados
Operação na região norte do Estado

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.