Aeronave foi filmada voando em baixa altitude momentos antes do acidente.
Notícias do Tocantins - Um avião de pequeno porte caiu na zona rural de Fátima, região central do Tocantins, na tarde deste sábado (1º), deixando um homem morto e outro gravemente ferido. A vítima fatal foi identificada como o piloto Diomédio Aires da Silva Filho, de 56 anos. Morador de Porto Nacional, “Diomedinho”, como era conhecido, era engenheiro civil e empresário.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a aeronave - um Conquest 180 de prefixo PU-RJO, registrada em nome do próprio piloto - caiu por volta das 17h, em uma área de pastagem da Fazenda Morada do Sol. O impacto destruiu parte da fuselagem e das asas e provocou vazamento de combustível.
O outro ocupante, de 52 anos, foi resgatado em estado grave por equipes de saúde do município e encaminhado ao Hospital Regional de Porto Nacional. Ainda não há atualização sobre o estado de saúde dele. Diomédio morreu no local, e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) da mesma cidade.
Voo baixo e barulho no motor
Antes da tragédia, moradores registraram vídeos da aeronave sobrevoando Fátima em baixa altitude e aparentemente perdendo velocidade. Em uma das gravações, o avião passa próximo aos fios da rede elétrica e desaparece atrás de um reservatório de água, já em direção à zona rural.
Testemunhas relataram à Polícia Militar (PM) que o motor emitia um barulho intenso momentos antes da queda. Moradores de Porto Nacional também afirmaram nas redes sociais terem visto o avião voando muito baixo sobre a área urbana no fim da tarde.
Natural de Anápolis (GO), Diomédio era apaixonado por aviação e participava com frequência de encontros e expedições aéreas pelo país. Era bastante conhecido entre pilotos e entusiastas da aviação no Tocantins.

“Perdemos um grande amigo e uma grande referência da aviação portuense”, lamentou o coronel aviador da reserva da Força Aérea Brasileira, Ricardo Inácio de Macedo.
Nas redes sociais, amigos e familiares também prestaram homenagens. “Descanse em paz, meu primo. Faleceu fazendo o que tanto amava: pilotando”, escreveu uma parente. “Quem dedicou a vida aos céus não teme a eternidade, apenas muda de rota”, publicou um amigo.
“A aviação perdeu um grande profissional, e nós, portuenses, perdemos um grande amigo. Que Deus o tenha e conforte o coração dos familiares”, destacou um velho conhecido da vítima.

Investigações
A Polícia Militar e a Polícia Técnica Científica estiveram no local. A SSP informou que a 73ª Delegacia de Polícia de Fátima apura as circunstâncias do acidente, que também deve ser investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por determinar as causas do ocorrido.