Crime foi encomendado pela ex-nora das vítimas, inconformada com o fim do relacionamento.
Notícias do Tocantins – Uma nova fase da Operação Viúva Negra foi deflagrada nesta quinta-feira (4) para capturar mais um envolvido no duplo assassinato de um casal de pastores em Pium (TO). A nova etapa resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra um homem de 51 anos, morador do distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. Ele é suspeito de participação direta no crime, ocorrido no Assentamento Pericatu, em junho de 2025.
A ação foi conduzida pela Polícia Civil do Tocantins (PCTO), por meio da 57ª Delegacia de Polícia de Pium.
O duplo homicídio vitimou Francilene de Sousa Reis e Silva, 42 anos, e Dorvalino das Dores da Silva, 63 anos. As diligências constataram que o homem preso nesta quinta-feira teve participação efetiva na ação criminosa. Morador da região, ele teria fornecido apoio logístico e conduzido a motocicleta utilizada para levar o executor até o local dos fatos, veículo que foi localizado em sua garagem no momento da prisão. As apurações também confirmam que ele recebeu pagamento pelos serviços prestados.
As investigações apontam que o crime foi planejado e encomendado por J.A.M., ex-nora das vítimas, que não aceitava o término do relacionamento com o filho do casal. Inconformada, ela chegou a ameaçar o ex-marido e seus familiares, afirmando que, caso não houvesse reconciliação, os pais dele “pagariam as consequências”. Em uma das mensagens, inclusive, a suspeita se passou por um policial militar, utilizando perfil falso identificado como “Sargento Ferreira”, para intimidar a vítima e seus familiares.
A mandante e seu atual namorado – apontado como executor dos assassinatos – já estão presos. O homem preso nesta quinta-feira já teve um relacionamento amoroso com uma parente próxima da mandante do crime. De acordo com a delegada Jeannie Daier de Andrade, responsável pela investigação, a prisão representa um passo decisivo para o encerramento do caso.
LEIA TAMBÉM
Ex-nora suspeita de mandar matar casal de pastores ameaçou 'tirar tudo que o ex amava'
Casal de pastores é executado a tiros dentro da própria casa, e crime abala comunidade
Suspeita de envolvimento na morte de pastores no Tocantins é presa em Santa Catarina
“A atuação desse terceiro envolvido foi essencial para que o crime fosse consumado. Ele conhecia as rotas rurais, auxiliou na locomoção do executor e contribuiu diretamente para a prática dos homicídios. Com a confirmação de sua participação, representamos pela prisão e pela busca e apreensão, medidas fundamentais para o avançar da investigação”, destacou a delegada.
A investigação apontou que a mandante viajou de Joinville (SC) ao Tocantins com o executor dias antes do crime, levando-o ao assentamento onde o casal vivia. Após apresentar a região, ela iniciou o retorno para Santa Catarina, enquanto o namorado permaneceu no Estado para realizar os homicídios com o apoio do suspeito preso hoje.
Após o cumprimento dos mandados, o homem foi encaminhado à Unidade Prisional de Paraíso do Tocantins, onde permanece à disposição da Justiça. Com esta prisão e com a análise dos materiais arrecadados durante a operação, a investigação da execução dos pastores se aproxima de sua fase conclusiva.