Prefeito disse que o criminoso deixou lembranças que serão guardadas com carinho.
Notícias do Tocantins - Uma nota de pesar divulgada pela Prefeitura de Nova Olinda, no Tocantins, tem gerado revolta na comunidade e nos integrantes da Polícia Militar e nas redes sociais. O motivo é que o falecido é um suspeito com extensa ficha criminal, envolvido em uma série de roubos a bancos, além de ter sido um membro ativo de uma quadrilha de palhaços, segundo a polícia.
A nota assinada pelo prefeito Jesus Evaristo (União Brasil) manifesta 'profundo pesar' pelo falecimento de Claumir Barbosa da Silva, 45 anos, vulgo Donatello, que morreu no sábado (15/2) ao entrar em confronto com equipes do Comando de Policiamento Regional (CPR) da região de Inhumas, em Goiás.
"Deixa lembranças que serão guardadas com carinho por todos que tiveram oportunidade de conhecê-lo", diz a nota do prefeito ao manifestar sinceros sentimento de solidariedade à família e aos amigos enlutados.
Claumir morava no Tocantins e era um dos suspeitos de dar apoio ao ataque ocorrido em 2023 na cidade de Confresa, Mato Grosso. Donatello ainda era acusado de participar de ações no Novo Cangaço, com domínio de cidades e roubos de carros-fortes, as quais resultaram na morte de policiais militares e vigilantes.
As Polícias dos Estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Mato Grosso e Goiás, já procuravam o suspeito há muito tempo. Por isso, a nota de pesar do prefeito tocantinense foi recebida com indignação por membros das Forças de Segurança.
Em 2019, Claumir foi condenado a 14 anos de prisão por assalto a banco e tentativa de latrocínio contra um PM. Os crimes aconteceram em janeiro de 2006 uma agência de Ananás, na região norte do Tocantins. De acordo com a sentença, ele fazia parte de uma quadrilha armada. Durante um roubo, ele manteve uma vítima refém e roubou vários objetos. Ele também teria feito ameaças de morte à vítima na rodovia entre Angico e Ananás.
CORONEL CRITICA PREFEITO
O chefe do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar de Goiás, Coronel Câmara, questionou o prefeito por emitir nota de pesar para um dos maiores assaltantes de bancos do Tocantins e disse que o gestor merece ser investigado pela atitude.
“Assistimos um prefeito eleito pelo povo de Nova Olinda (TO), lamentar e homenagear um assaltante de banco que morreu em confronto com homens da Polícia Militar de Goiás, ontem na cidade de Inhumas-GO. É algo que nos deixa indignados e merece ter seu nome lembrado por todos os policiais militares, policiais civis, policiais federais e vigilantes de todo o Brasil. Claumir era uma assaltante de banco, que participou de diversas ações de roubos a banco e carro-forte, em ações de novo cangaço e domínio de cidades, ações em que morreram policiais militares e vigilantes. Bandido contumaz e não merece ter o nome referenciado e homenageado por ninguém. A vida é feita por escolhas e ele escolher matar, roubar e destruir. Prefeito Jesus Evaristo você envergonhou o povo de Nova Olinda e merece ter seu nome lembrado por muito tempo, o senhor merece ser investigado.”