Agressão contra a esposa

Presidente da Câmara de Vereadores de Piraquê é preso por suspeita de violência doméstica

A vítima disse que sofreu lesões no braço esquerdo e na cabeça.

Por Márcia Costa 4.118
Comentários (0)

08/06/2020 18h02 - Atualizado há 3 anos
Sousa Bigode é pré-candidato a vice prefeito

O Subtenente da Polícia Militar e vereador Ruberval Sousa Carvalho (PPS), conhecido como Sousa Bigode, de 55 anos, foi preso em flagrante na noite deste domingo (07) na cidade de Piraquê suspeito de agredir a própria companheira.

O policial está no quadro de reserva da PM do Tocantins e atualmente é o presidente da Câmara Municipal de Piraquê, cidade localizada a 65 km de Araguaína.

A vítima relatou à reportagem que o marido chegou na casa durante a noite embriagado e agressivo. E, durante uma discussão do casal, o militar teria provocado lesões no braço esquerdo e na cabeça da mulher.

"Ele estava muito bêbado e eu o perguntei onde ele estava. Ele costuma ser muito agressivo sempre que bebe, mas dessa vez foi pior, pois começou a me xingar e me deu uma rasteira. Quando eu estava no chão, ainda me agrediu com socos e chutes. Eu pensei que ia morrer, fiquei com muito medo! Depois que ele saiu de casa, eu liguei imediatamente para a polícia", relatou a mulher, agora com uma medida protetiva.

O vereador foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Plantão de Araguaína e autuado em flagrante por violência doméstica e familiar contra a mulher. Contudo, ele foi liberado nesta segunda-feira (8) após pagar fiança de R$ 3 mil.

O 2º Batalhão da Polícia Militar de Araguaína afirmou, em nota, que repudia toda forma de violência e ressaltou que "os atos individuais de alguns de seus integrantes, mesmo quando na inatividade, não refletem os valores da Instituição, a qual zela pelo cumprimento dos deveres civis e pela manutenção da ordem pública e da paz social".

O QUE DIZ O VEREADOR

Procurado para comentar o caso, o vereador Ruberval Sousa disse que não falaria sobre o assunto, pois já está tudo resolvido e na paz. 

DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA NO TOCANTINS

O Tocantins ocupa a 16ª posição no ranking de denúncias de violência doméstica, com uma taxa de 26,62 denúncias para cada 100 mil habitantes.

Conforme dados da Central de Atendimento – Ligue 180, o tipo de violação mais recorrente é a física, seguida da violência moral.

No total, o Ligue 180 registrou 1,3 milhão de atendimentos telefônicos em todo o Brasil em 2019, sendo que 47% foram solicitações de informações sobre a rede de proteção e direitos das mulheres, 6,5% de denúncias e outros 45,59% de manifestações, sugestões, elogios, reclamações. Nacionalmente, os tipos de violações mais recorrentes nas denúncias são violência doméstica (78,96%), tentativa de feminicídio (4,35%), violência moral (4,08%) e ameaça (3,81%).

LIGUE 180

Criada pela Lei 10.714/2003, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, sendo o principal canal para denúncia e informações sobre violência contra a mulher nacionalmente.

Qualquer pessoa, sendo vítima ou não, pode ligar no 180 gratuitamente, 24 horas por dia, todos os dias, por celular ou telefone fixo. O Ligue 180 oferece atendimento confidencial e qualificado por uma equipe formada somente por mulheres.

O canal registra denúncias de violações dos direitos das mulheres, encaminha os relatos aos órgãos competentes regionalmente e monitora o andamento dos processos. Além disso, outra função essencial é orientar mulheres em situação de violência, explicando e direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento.

Hematoma no braço da vítima

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.