Empresário e outros suspeitos da participação do crime estão em liberdade.
Notícias do Tocantins – Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um empresário estava seguindo o aposentado Rafael de Oliveira, de 62 anos, que foi morto a pauladas na Feira Coberta de Ananás. O crime brutal que chocou a cidade aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (30/11), e a família da vítima clama por Justiça.
O principal suspeito do crime é o empresário Ronilson Ferreira, proprietário da Panificadora Nossa Senhora de Fátima. Segundo informações apuradas, o homicídio aconteceu depois que a vítima, em um momento de surto, ateou fogo em tapetes da panificadora usando combustível (óleo diesel). O aposentado sofria de problemas psicológicos decorrentes de depressão.
O vídeo, com registrado por volta das 4h42, mostra o empresário seguindo o aposentado e o chamando: "Vem cá, vamos conversar, venha!" O homem segue a vítima até a feira coberta que fica ao lado da rodoviária. A câmera registra de longe a movimentação e o momento que um segundo homem passa correndo para dar apoio ao autor. Às 4h44 é possível ouvir a agressão e gritos. Esse teria sido o exato momento em que o empresário e uma terceira pessoa, utilizando um pedaço de madeira e uma cadeira, teriam espancado o aposentado, que ficou gravemente ferido e faleceu após dar entrada no hospital.
As imagens mostram que após cometer o crime, o empresário passa na rua às 4h45 com um pedaço de madeira na mão, e falando. “Ele apanhou de doido agora, só dei duas ripas na cara dele”. Os dois homens vão ao encontro de uma mulher.
CENA DO CRIME ALTERADA
O delegado Carlos Eduardo, responsável pela investigação, disse que o inquérito poderá ser finalizado até sexta-feira, porém, afirmou que não pedirá a prisão preventiva do principal suspeito e de dois familiares suspeitos de envolvimento do assassinato, por não ter elementos para fundamentar o pedido. “Ele não se evadiu e nem alterou a cena do crime e colabora com a investigação”, disse o delegado.
Apesar da afirmação da autoridade policial, o AF Notícias teve acesso a outro vídeo que mostra uma pessoa retornando ao local do crime em uma motocicleta às 4h50, ocasião em que a cena do crime teria sido alterada, pois a cadeira usada nas agressões teria sido jogada por cima de um muro.
REVOLTA
Os familiares que estão revoltados com a barbárie e clamam por Justiça, além da prisão imediata dos envolvidos. “É possível ver os acusados seguindo a vítima e após, se escuta mais de vinte golpes e os gritos de socorro, o que demonstra o instinto assassino dos acusados”.
Segundo os advogados da família da vítima, Gabriel Moura e Maigsom Fernandes, além da brutalidade do assassinato da vítima, há fortes indícios de que o autor tenha retornado ao local em uma motocicleta e alterado a cena do crime, o que configura, em tese, o crime de fraude processual. “Isso mais que justifica a necessidade da decretação da prisão preventiva, visto que a liberdade do investigado coloca em risco a instrução processual devido à adulteração da cena do crime, bem como o risco de fuga do distrito da culpa”, disse a defesa.