Eleições 2024

Após escândalos, candidatos a prefeito e vice firmam pacto por eleições limpas em Formoso

Reunião foi elogiada por todos candidatos.

Por Redação
Comentários (0)

31/08/2024 09h54 - Atualizado há 4 horas
Reunião em Formoso do Araguaia

Notícias do Tocantins - O promotor eleitoral da 15ª Zona Eleitoral, André Henrique Oliveira Leite, realizou uma reunião com todos os candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade de Formoso do Araguaia nesta quinta-feira (30). Em pauta, a lisura em todo o processo eleitoral e a assinatura do “Pacto por uma campanha limpa”.

Na oportunidade, foi detalhada também a atuação do Ministério Público na garantia da integridade do processo e fiscalização do cumprimento das leis, ao assegurar que as regras sejam respeitadas e coibir práticas ilegais como compra de votos e o uso indevido da máquina pública.

“Nas eleições municipais, onde são eleitos prefeitos e vereadores, a lisura do processo é ainda mais importante, pois envolve decisões que afetam diretamente a vida cotidiana dos cidadãos”, destacou o promotor.

Ele também reforçou aos candidatos que “uma eleição limpa está relacionada diretamente a não realizar ofensas pessoais, não espalhar fake news, trabalhar de forma honesta, debatendo ideias e projetos”.

O município de Formoso do Araguaia foi palco de um grande escândalo político que resultou na cassação do então prefeito Heno Rodrigues e do vice, Israel Kawê, após uma operação da Polícia Federal que investiga corrupção e desvios de recursos públicos do transporte escolar. O presidente da Câmara de Vereadores chegou a assumir o camando da prefeitura, mas o vice-prefeito conseguiu voltar ao cargo pela via judicial e hoje é o prefeito da cidade, e candidato à reeleição.  

A disputa tem três candidatos a prefeito: Israel Kawê (PSB), Guilherme Gama (Republicanos) e Mano da Auto Elétrica (PL).

Escândalos políticos

Atuação positiva

A reunião foi elogiada por todos candidatos. Além disso, serviu como um espaço para esclarecimento das dúvidas dos participantes e reforço do compromisso com a legalidade e a integridade do processo eleitoral.

“Eles entenderam que a atuação do Ministério Público desde o início do processo eleitoral, buscando a lisura, é extremamente positiva, pois há um controle amplo das eleições, permitindo que o processo ocorra de forma mais transparente, garantindo que a festa da democracia aconteça de forma correta e que a população tenha acesso apenas às propostas e não às ofensas ou brigas de caráter pessoal”, explicou ele. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.