Ovitrampas

Araguaína adota armadilhas inteligentes contra dengue após milhares de casos confirmados

Produto utilizado tem baixa toxicidade para humanos e animais.

Por Redação
Comentários (0)

10/04/2026 15h40 - Atualizado há 1 mês
EDLs funcionam como armadilhas que utilizam o próprio mosquito para disseminar o larvicida

Notícias de Araguaína - Com mais de 2,4 mil casos confirmados de dengue neste ano, Araguaína começou a adotar novas estratégias para tentar conter o avanço da doença. Entre as medidas está a instalação de armadilhas inteligentes em bairros com maior incidência do mosquito Aedes aegypti.

A ação teve início nesta semana e inclui o uso de ovitrampas — que capturam ovos do mosquito — e estações disseminadoras de larvicida, instaladas em pontos considerados críticos, como borracharias, ferros-velhos e áreas de reciclagem.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, até a última quinta-feira (9), o município contabiliza 5.645 notificações, sendo 2.411 casos confirmados, além de outros 1.739 ainda em investigação.

Como funcionam as novas armadilhas

As ovitrampas são recipientes escuros com água que atraem o mosquito para a postura de ovos. O material é recolhido semanalmente por equipes de controle e analisado, permitindo identificar a presença e a intensidade da infestação em diferentes regiões da cidade.

Já as estações disseminadoras utilizam o próprio mosquito para combater a proliferação. Ao pousar na armadilha, o inseto entra em contato com um larvicida e acaba transportando o produto para outros criadouros, interrompendo o ciclo de desenvolvimento das larvas.

O produto utilizado, segundo a equipe técnica, tem baixa toxicidade para humanos e animais.

Foco em áreas críticas

As novas estratégias estão sendo direcionadas principalmente para bairros com maior número de focos do mosquito e locais onde há maior risco de proliferação.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, a expectativa é reduzir a presença do vetor nessas regiões e melhorar o monitoramento da doença na cidade.

Cenário ainda preocupa

Apesar das novas medidas, o número de casos segue elevado e parte das notificações ainda depende de confirmação laboratorial, o que indica possibilidade de aumento nos próximos boletins.

Especialistas reforçam que o controle da dengue não depende apenas de ações do poder público, mas também da população.

Ovitrampas são armadilhas de monitoramento formadas por recipientes escuros com água.

O que a população pode fazer

Entre as principais medidas de prevenção estão:

  • eliminar recipientes que acumulam água

  • manter caixas d’água bem fechadas

  • descartar corretamente o lixo

  • limpar calhas e quintais.

EDLs funcionam como armadilhas que utilizam o próprio mosquito para disseminar o larvicida. Ao pousar na estação, o inseto entra em contato com o produto, que se fixa em seu corpo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.