Segurança

Araguaína completa 900 dias sem feminicídio: marco histórico na proteção às mulheres

Aplicativo Salve Mulher amplia rede de proteção e facilita denúncias.

Por Redação
Comentários (0)

17/10/2025 10h37 - Atualizado há 3 semanas
Último caso foi registrado em 2023

Notícias de Araguaína   –  Araguaína alcançou, nesta sexta-feira (17/10), a marca de 900 dias sem registro de feminicídio, um resultado histórico que reforça o compromisso do município no enfrentamento da violência doméstica e de gênero. O feito é fruto do trabalho contínuo da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em conjunto com ações preventivas, investigação ágil e campanhas de conscientização.

Desde o último caso registrado, em maio de 2023, nenhuma morte de mulher em decorrência de violência doméstica foi registrada na cidade. O indicador evidencia o impacto positivo das políticas públicas de proteção às mulheres e da atuação estratégica da Polícia Civil.

Trabalho integrado e prevenção

Para a delegada regional de Araguaína, Ana Maria Varjal, a marca de 900 dias sem feminicídio reflete um esforço coletivo: “Alcançar essa marca é celebrar vidas salvas, famílias protegidas e um futuro mais justo para as mulheres do nosso município. É fundamental que essa conquista inspire a continuidade das ações de prevenção, atendimento e justiça”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressaltou que o resultado mostra a eficácia do trabalho coordenado entre forças de segurança. “Alcançar 900 dias sem feminicídios em um dos maiores municípios do estado indica que a atuação técnica, preventiva e integrada tem gerado resultados concretos. É uma vitória que valoriza o trabalho diário das equipes e reforça nosso dever de proteger a vida das mulheres tocantinenses”, disse.

Dados e ações recentes

A atuação da Polícia Civil em Araguaína é ampla e contínua. Somente em 2023:

  • Foram instaurados 786 inquéritos policiais relacionados a crimes contra a mulher;

  • Registrados 815 boletins de ocorrência;

  • Solicitadas 705 medidas protetivas de urgência;

  • Finalizadas 998 investigações, encaminhadas ao Ministério Público e Judiciário.

A 3ª DEAM participou de operações nacionais como Átria e Shamar, e realizou a segunda edição do Projeto Fênix, oferecendo acolhimento e assistência às mulheres em bairros com maior incidência de violência. Também aconteceu a primeira Caminhada Agosto Lilás, reunindo mais de 600 pessoas para fortalecer a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Em 2024, as ações foram ampliadas, consolidando os projetos e mantendo a vigilância constante. O Projeto Fênix, em sua terceira edição, e a Caminhada Agosto Lilás seguem mobilizando a comunidade e oferecendo serviços essenciais, como atendimento psicológico, jurídico, de saúde e cidadania.

O aplicativo Salve Mulher, lançado em 2022 como projeto piloto em Araguaína, foi expandido para todos os municípios do estado, permitindo solicitações de medidas protetivas de urgência e denúncias de forma gratuita, sigilosa e 24 horas por dia. É a única ferramenta do tipo disponível para download em celulares no Brasil, permitindo denúncias anônimas e acesso a informações sobre os diferentes tipos de violência.

Compromisso contínuo

Para a delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian, o marco de 900 dias sem feminicídio evidencia que a atuação integrada da Polícia Civil e da comunidade tem resultados concretos. “Essa marca é fruto de investigação rápida, prisão de agressores e conscientização da sociedade. Continuaremos firmes para garantir que esses números sigam em queda, reforçando nosso compromisso com a segurança e a vida das mulheres”, afirma.

A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas à Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180, disponível 24 horas, todos os dias, incluindo feriados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.