Palivizumabe

Araguaína passa a ser polo regional para aplicação de medicamento contra grave doença infantil

No Tocantins, só existe o serviço em Palmas, o que gera transtornos aos pacientes.

Por Redação 577
Comentários (0)

19/02/2020 08h20 - Atualizado há 4 anos
Hospital Municipal de Araguaína

Araguaína vai se tornar um polo de administração do medicamento Palivizumabe. Atualmente, ele é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e é usado em pacientes infantis com problemas respiratórios graves. A doença do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial em pacientes pediátricos com alto risco pode causar até a morte.

O único polo de aplicação desse medicamento atualmente funciona em Palmas, o que acaba gerando grandes transtornos para o deslocamento de pacientes de cidades afastadas. Com a implantação do novo polo, o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) passará a receber pacientes de toda a região norte do Tocantins.

Capacitação

Profissionais de saúde do Município passaram por uma capacitação ministrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a implantação desse novo serviço. “O Estado tenta, desde 2015, a implantação do polo de administração de medicamento em Araguaína. Esse medicamento evita infecções respiratórias. Como o único polo é em Palmas, muitas crianças têm dificuldade no acesso a essa medicação devido ao deslocamento”, afirma Jailza da Rocha Guedes, enfermeira técnica da área da criança da SES.

A aplicação do medicamento é realizada de acordo com a maior incidência de casos da doença. O período no Tocantins é de fevereiro a junho.

Qualidade de vida aos pacientes

É muito importante para a prevenção de infecções respiratórias, principalmente no pré e pós-operatório. Estamos felizes em poder ter esse polo, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, comemora o médico Márcio Miranda, coordenador da UTI Pediátrica do HMA.

A farmacêutica do HMA e UPA, Maria da Paixão Monteiro, ressaltou a importância do treinamento dos profissionais. “Fiquei feliz por mais esta conquista da saúde em nosso Estado e principalmente em nosso munícipio. Já estávamos esperando esta liberação já faz algum tempo e sabemos que trará um grande benefício a nossa cidade e região”, disse.

(Ascom)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.