Declaração levanta suspeita de abuso de poder político nas eleições de 2024.
Notícias do Tocantins – Dias depois de se envolver em um episódio de intimidação a uma vereadora durante sessão na Câmara Municipal de Colinas do Tocantins, o prefeito Josemar Carlos Kasarin (UB) provocou uma nova polêmica. Desta vez, ele revelou um possível uso da máquina pública e abuso de poder político durante as eleições de 2024.
Durante sessão na Câmara, o prefeito se dirigiu aos vereadores e exigiu respeito e gratidão por parte daqueles que, segundo ele, utilizaram a estrutura da prefeitura para se elegerem. A declaração gerou repercussão no meio político e levantou debates sobre a relação entre os Poderes Executivo e o Legislativo, pois deixa explícito que a estrutura pública fora utilizada para eleger apadrinhados políticos.
No áudio que circula nas redes sociais, o prefeito afirma que os parlamentares devem reconhecer o apoio recebido durante a campanha e agir com lealdade à gestão municipal.
"Eu gostaria que os 9 vereadores que se elegeram com a estrutura, direta ou indiretamente, da prefeitura que tivessem lealdade com a nossa gestão. Olha o que aconteceu com o vice passado: estava achando que era o dono da situação, olha o que aconteceu. Acabou com a carreira política! Então, a todo o nosso grupo, eu peço encarecidamente lealdade. Porque eu sei que, direta ou indiretamente, quase todos usaram a estrutura da prefeitura para chegar. E, portanto, o mínimo que eu posso agora ter é o respeito, a consideração, é a gratidão", declarou Kasarin.
OUÇA O ÁUDIO DO PREFEITO
O prefeito estava se referindo ao ex-vice-prefeito Francisco do Cacau (PRD), que rompeu politicamente com o grupo e não conseguiu se eleger para vereador em 2024, quando obteve 253 votos.
Especialistas em Direito alertam que a cobrança pública feita pelo prefeito pode levantar questionamentos sobre o uso da máquina pública em campanhas eleitorais, um tema sensível dentro da legislação eleitoral brasileira.
A repercussão do caso segue em discussão entre lideranças políticas e a população de Colinas do Tocantins. Até o momento, os vereadores não se manifestaram oficialmente sobre as declarações do prefeito.