Município ainda busca a implantação da coleta seletiva.
Notícias do Tocantins – A cidade de Babaçulândia no norte do Tocantins, conseguiu acabar com o lixão a céu aberto que existia há anos, e já prepara a recuperação ambiental da área.
“Há anos o Aterro Sanitário de Babaçulândia se transformou em vazadouro a céu aberto (lixão), porém, após esforços empenhados no encerramento das operações de disposição inadequada de resíduos sólidos na área, foi possível encerrar a operação do lixão", disse o gestor e consultor ambiental Hainer Arruda.
A Prefeitura de Babaçulândia contratou uma empresa para realizar o transbordo de todos os resíduos sólidos urbanos coletados pelo sistema de limpeza pública, para o Aterro Sanitário de Wanderlândia, realizando a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
Agora, a área do antigo lixão está passando por processo de readequação para, posteriormente, dar início ao processo de recuperação ambiental. Também está previsto a realização de estudo para controle e mitigação dos impactos ambientais negativos gerados pela operação do lixão.
Hoje o local já conta com uma área de transbordo de resíduos com um contêiner que armazena, de forma temporária, os resíduos coletados no município.
O projeto para a área é transformar o antigo lixão em um local que tenha capacidade de receber apenas resíduos de construção civil e restos de podas.
“Ainda há muito que fazer, como implantar um sistema de coleta seletiva no município, mas estamos no caminho certo e contamos com a colaboração de toda a população para que possamos juntos transformar Babaçulândia em um município exemplo em sustentabilidade ambiental!”, disse o prefeito Franciel.