Araguaína

Cirurgia para retirada de tumor raro da boca é realizada novamente no Hospital Dom Orione

A Drª Anita Luiza foi a responsável pelo procedimento.

Por Redação 1.306
Comentários (0)

13/04/2020 08h26 - Atualizado há 4 anos
Procedimento foi realizado no Hospital Dom Orione

O Hospital Dom Orione, em Araguaína, realizou novamente um procedimento cirúrgico para a retirada de um tumor raro da mandíbula. Apesar de benigno, o tumor estava provocando desgaste ósseo.

A cirurgia ocorreu no final do mês de março e foi comandada pela Drª Anita Luzia, que é cirurgiã bucomaxilo e odontóloga onco-hematológica. Ela aplicou a técnica de acesso extraoral e retirada de parte da estrutura óssea.

O procedimento transcorreu dentro da normalidade e a paciente está em ótima recuperação.

“Apesar de ser um tumor benigno, o organismo estava produzindo defesa e provocando um desgaste ósseo importante. Fizemos a remoção de parte do osso da mandíbula que estava infectado com o tumor e a reconstrução com placas e parafusos de titânio para devolver função a paciente”, explica Anita. A cirurgia teve duração de duas horas e meia.

Após o resultado da biópsia, será avaliado a necessidade de quimioterapia e/ou radioterapia.

“Também vamos indicar o tratamento com laserterapia para acelerar o processo de cicatrização e desinflamação do local que recebeu as placas”, ressalta Anita.

A paciente tem 59 anos e já tinha se tratado de um câncer de mama há cerca de 10 anos. Ela se queixou de uma inflamação na boca e, após exames, foi diagnosticada com amelobastoma (tumores odontogênicos benignos e relativamente raros).

EM OUTROS HOSPITAIS

Esse procedimento cirúrgico também já foi realizado no Hospital Regional de Araguaína (HRA), bem como no Hospital São Lucas. O coordenador do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do HRA, Rufino Jorge Klung, explicou esse tipo de tumor é incomum e reforçou a importância dos cuidados com as lesões bucais. 

(Matéria atualizada às 14h40 com correções)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.