Fim de ano

Presidente do COSEMS-TO faz balanço de 2020 e destaca trabalho dos secretários de Saúde

"Conseguimos cuidar do que é mais importante: a vida", disse.

Por Redação
Comentários (0)

17/12/2020 17h21 - Atualizado há 3 anos
Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (COSEMS-TO)

O Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (COSEMS-TO) e secretário de Saúde de Nova Olinda, Jair Pereira Lima, fez um levantamento positivo do trabalho realizado pelos gestores municipais no Tocantins. Ele avaliou os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 este ano e comentou sobre os preparativos para 2021.

"2020 foi um ano atípico para todos e todas, principalmente para os Secretários de Saúde, que estão na linha de frente da Gestão de saúde. Passamos por vários obstáculos, dificuldades, mas conseguimos dentro da nossa realidade cuidar do que é mais importante: a vida da nossa gente", destacou.

Jair também destacou ações que foram importantes neste contexto de pandemia. Ele reforçou que o apoio dado pelo Conselho foi muito importante para auxiliar as Secretarias Municipais de Saúde.

“Nosso Conselho esteve à disposição, disponibilizando auxílio e conhecimento técnico aos 139 municípios do Estado em relação ao enfrentamento à Covid-19. Desde o início da Pandemia mantivemos as reuniões ordinárias, a CIB, participamos de reuniões do Comitê de Crise e buscamos soluções que trouxessem benefícios pros nossos gestores”, explicou. 

O Presidente também destacou o trabalho de toda a diretoria e equipe técnica do Conselho. “Foram emitidas notas orientativas para nortear os nossos Secretários, ações e campanhas que promovessem conscientização sobre cumprimento das medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Acompanhamento diário de informativos com dados sobre a quantidade de casos, por municípios e regiões de saúde, assim como texto de apoio para a população e imprensa”, afirmou.

Secretários Nota 10

Uma ação do COSEMS que merece destaque foi a premiação “Secretário Nota 10”. Receberam a condecoração referente a 2020 os Gestores das oito regiões de saúde: Região do Cantão, da Região Cerrado; Região Capim Dourado; Região Sudeste; Região Ilha do Bananal; Região Amor Perfeito; Região do Bico do Papagaio e Região do Médio Norte. “Nos reunimos com toda a diretoria do COSEMS e decidimos premiar em 2020 todos os secretários de saúde dos 139 municípios do Tocantins, por entender que realizaram um trabalho relevante durante esta pandemia”, destaca.

Já para o ano de 2019, foram adotados critérios de escolha, a exemplo de edições anteriores da premiação. Dentre estes, o percentual de 80% de metas alcançadas dos indicadores do SISPACTO, 80% dos indicadores do PQAVS e o desempenho no cumprimento das metas pactuadas dos indicadores de saúde, tanto para aumentar ou reduzir índices que promovam a saúde da população.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.