Primeira parcela será aplicada em janeiro de 2026.
Notícias de Palmas - A Prefeitura de Palmas apresentou, nesta sexta-feira (28/11), a proposta oficial para garantir a aplicação da data-base de 2025 aos servidores públicos municipais. O acordo, discutido em reunião com lideranças sindicais de 14 categorias, prevê a correção salarial de 4,77% — correspondente ao INPC — parcelada em duas etapas ao longo de 2026.
Segundo o município, a recomposição será dividida da seguinte forma:
1,5% em 1º de janeiro de 2026
3,27% em 1º de maio de 2026
De acordo com a gestão, a reunião marcou um avanço nas negociações e estabelece o compromisso em assegurar o direito constitucional à revisão anual dos vencimentos, mesmo diante de um cenário fiscal desfavorável. A Prefeitura também informou que a data-base de 2026 será analisada em outubro do próximo ano, após alteração legislativa que muda o mês de referência da revisão.
O secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Júnior, reforçou que a meta da gestão é honrar os direitos dos servidores, sem comprometer o equilíbrio financeiro do município.
“A vontade da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos é manter em dia todos os direitos dos servidores. Mas o cenário fiscal nacional, estadual e municipal não permitiu expansão de despesas em 2025. Tivemos ainda uma frustração orçamentária significativa, que dificultou manobrar o orçamento para cumprir esses direitos. Mesmo assim, há total disposição em corrigir tudo, com responsabilidade fiscal”, afirmou.
A proposta foi apresentada durante encontro que reuniu representantes de diversos sindicatos. Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato), Renato Soares, o diálogo tem sido fundamental para avançar nas pautas do funcionalismo. “Agradeço a atenção dos secretários e esse espaço de diálogo com a gestão, pois isso é muito importante para as categorias”, disse.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento e Gestão, André Cheguhem, o secretário-executivo de Gestão de Pessoas da Seplan, Diego Botelho, e o vereador José do Lago Folha Filho, representando a Câmara Municipal.