UPA Vila Norte

Dimas cede UPA abandonada há quase 10 anos para Hospital de Amor de Barretos

A UPA será transformada em Centro de Prevenção da Saúde da Mulher.

Por Redação 2.140
Comentários (0)

03/04/2019 11h56 - Atualizado há 2 anos
UPA VIla Norte foi construída há quase 10 anos

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu o médico Raphael Luiz Haikel Junior, do setor de expansão do Hospital de Amor de Barretos (HA). Na reunião, no último dia 29, foram definidos os detalhes para concessão do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Norte para o hospital. No local, será instalada uma unidade de prevenção contra o câncer.

“A sessão de uso será com condicionantes de prestação de serviço. Enviaremos o projeto para aprovação na Câmara de Vereadores e também no Conselho Municipal de Saúde. Estamos nos adiantando para estarmos prontos para instalação”, afirmou Dimas.

As adaptações que transformarão a UPA no Centro de Prevenção da Saúde da Mulher já contam com emenda impositiva no valor de R$ 6 milhões, que é aguardada pelo Hospital de Amor para até o final do ano.

O local terá realização de exames e diagnósticos de mamografia e preventivo do câncer de colo do útero (PCCU), também conhecido como Papanicolau e poderá receber pacientes dos 64 municípios da macrorregião de Araguaína. Além da unidade fixa, haverá ainda uma unidade móvel percorrendo as cidades.

“A mulher que está fora da área de cobertura acaba não sendo atendida e é preciso fazer o diagnóstico precoce. Por isso, vamos levar o acesso para essas mulheres e dar toda linha de cuidados”, explicou o representante do Hospital de Amor.

Mudança de funcionalidade

Segundo a gestão Dimas, a UPA da Vila Norte foi construída, na gestão de Valuar Barros, sem planejamento, sem previsão de custos para funcionamento e manutenção. Apesar de entregue, nunca chegou a funcionar. A atual gestão realizou diversas reuniões nos últimos anos com técnicos do Ministério da Saúde para conseguir alterar a finalidade da unidade.

Após o Decreto Federal nº 9380/18, que flexibilizou o uso da unidade para outras finalidades, a Prefeitura de Araguaína já havia conquistado a aprovação para instalação da Clínica Especializada da Mulher no prédio. Com a parceria do Hospital de Amor, o projeto será implementado.

UPA do Setor Araguaína Sul

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24 horas) de Araguaína está passando por uma obra de ampliação. Serão mais duas salas para acolhimento dos pacientes: uma para classificação de risco e outra onde aguardarão para consulta.

A mudança possibilitará a organização do fluxo das pessoas, que hoje são classificadas e retornam para a recepção, aguardando a consulta. A nova sala de espera para consultas ainda terá uma sala especial para acolhimento de crianças, com brinquedos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.