Coronavírus

Dimas volta a decretar quarentena com fechamento do comércio e proibições mais rígidas

Araguaína saltou de 6 para 29 casos de coronavírus entre os dias 21 e 27 de abril.

Por Redação 22.273
Comentários (0)

28/04/2020 18h23 - Atualizado há 3 anos
Comércio de Araguaína fechará as portas novamente

O aumento de mais de 300% nos casos de coronavírus em Araguaína em apenas uma semana levou o prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) a decretar novamente o fechamento do comércio e impor regras ainda mais rígidas de isolamento social. Um novo decreto será publicado nesta terça-feira (28 de abril) no Diário Oficial do Município.

Entre as novas medidas, o decreto vai proibir aglomeração com mais de oito pessoas, venda de bebidas alcoólicas e o atendimento presencial ao público no comércio da cidade.

As cerimônias religiosas com a presença de público também voltam a ser proibidas. "Celebrações, missas e cultos, agora só virtual", disse o prefeito.

O número de casos da covid-19 em Araguaína saltou de 6 para 29 apenas entre os dias 21 e 27 de abril. Há pessoas infectadas em todas as regiões da cidade, conforme o mapa da doença.

FESTAS

Para evitar festas e churrascos em chácaras e residências, o novo decreto vai restringir a quantidade de pessoas em um mesmo local. "Qualquer aglomeração acima de oito pessoas, excluindo os residentes, constitui infração”, afirmou o prefeito.

A prefeitura já recolheu os bancos e desligou a iluminação pública da Via Lago, o principal cartão postal da cidade.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

No primeiro decreto de quarentena, o prefeito proibiu apenas o consumo de bebidas alcoólicas em bares e conveniências. Dessa vez, o decreto vai proibir a venda. "Vão ter que retirar das prateleiras", disse.

COMÉRCIO

O comércio em geral também volta a fechar as portas e não poderá fazer atendimento presencial ao público. A ressalva é quanto ao sistema de entrega drive thru e delivery. O mesmo vale para os restaurantes.

HOTÉIS

Já hotéis funcionarão parcialmente, com lotação de até 50% da capacidade. Além de academias e motéis, as feiras livres também serão suspensas em Araguaína. 

Será permitida apenas a feira coberta do Mercado Municipal, sem a presença de feirantes idosos e sem aglomeração de pessoas.

Já os comércios que vão ficar abertos devem exigir dos clientes o uso de máscara, sob pena de multa.

Com essas regras mais rígidas, Dimas espera uma estabilização no número de casos da covid-19 dentro de uma semana. Porém, se a situação não melhorar, o prefeito disse que pode adotar medidas ainda mais severas.

(Com informações do Araguaína Notícias)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.