Educação

Escolha democrática de líderes de turma e fiscais do patrimônio escolar: protagonismo estudantil

Escolha dos líderes foi realizada nesta quarta (12) no colégio da cidade de Almas.

Por Flávia Rogéria Fernandes
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13/02/2025 09h34 - Atualizado há 1 mês
Escolha de líderes escolares em escola do Tocantins.

Notícias do Tocantins – A escolha dos líderes de turma e fiscais do patrimônio na Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, em Almas (TO), ocorreu nesta quarta-feira (12/2), por meio de um processo democrático que visa empoderar os estudantes e fortalecer o protagonismo juvenil.

A dinâmica, realizada no início do ano letivo, é um exemplo de como a escola promove a participação ativa dos alunos nas decisões que envolvem o cotidiano escolar.

A diretora, Ana Andreza de Araújo Serpa, ressalta a importância desse processo. "Ao envolver os estudantes na escolha dos líderes de turma e fiscais do patrimônio, estamos estimulando o desenvolvimento de habilidades como liderança, responsabilidade e cooperação, que são essenciais para a formação cidadã de nossos alunos. Este é um momento de aprendizagem, onde os estudantes não só exercem sua voz, mas também vivenciam a prática da democracia", explica.

A orientadora educacional, Flávia Rogéria Fernandes, explica que a participação estudantil fortalece o ambiente escolar. "A seleção dos líderes e fiscais reflete a confiança que temos em nossos alunos. Eles são protagonistas de suas escolhas, o que os torna mais comprometidos com suas responsabilidades. Além disso, essa experiência contribui para a construção de um espaço escolar mais harmonioso e organizado", comentou.

A estudante do ensino fundamental, Nicole Cabral Severo, líder de turma eleita no ano passado e também neste ano, comenta: "Ser líder de turma me ensinou a ouvir mais os colegas e a tomar decisões em grupo. Acho que todos deveriam passar por isso, porque é uma oportunidade de crescer e aprender a trabalhar em equipe", comentou.

A estudante do ensino fundamental Cecília Ribeiro dos Reis que foi eleita fiscal do patrimônio, destaca a importância dessa função: "Ser fiscal do patrimônio me fez entender o valor de cuidar dos materiais e da nossa escola. Além disso, me sinto responsável por zelar pelo que é nosso, e isso me faz sentir mais perto de toda a comunidade escolar", afirmou.

O processo, que envolve uma eleição direta entre os estudantes, é transparente e democrático. Cada turma escolhe seus líderes e fiscais por meio de uma votação, garantindo que todos os estudantes tenham voz.

Esse processo de escolha é mais do que uma simples eleição; é uma vivência de democracia que prepara os estudantes para as responsabilidades que terão ao longo de sua trajetória escolar e na sociedade. Cada eleição é um passo na construção de uma educação mais participativa e transformadora.

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