Homicídio brutal

Familiares da professora Isabel saem às ruas para cobrar punição de mandantes da sua morte

Isabel foi encontrada morta em um terreno baldio no centro de Xambioá em 2009.

Por Redação 1.266
Comentários (0)

09/11/2020 09h40 - Atualizado há 3 anos
Amigos e familiares temem que o crime fique impune

Familiares e amigos da professora Isabel Barbosa Pereira, assassinada brutalmente em junho de 2009, saíram às ruas de Xambioá, na tarde de sábado (7), para cobrar do Ministério Público do Tocantins e do Poder Judiciário o julgamento de todos os acusados antes que o crime prescreva.

A manifestação ecumênica saiu da residência dos pais de Isabel, após um momento de reflexão, com orações e preces, passando pelo local onde o seu corpo foi encontrado e seguindo para o Fórum de Xambioá.

Usando balões brancos, camisas estampadas com o rosto de Isabel e bandeiras pedindo que a justiça não deixe o crime impune, os manifestantes oraram e fizeram suas reivindicações pacificamente.

ENTENDA O CASO

O crime ocorreu no dia 28 de junho de 2009. Isabel foi encontrada morta em um terreno baldio no centro de Xambioá, com sinais de violência. Ela, que na época tinha apenas 34 anos, deixou três filhos.

Segundo a denúncia do MPE, tudo começou quando a chapa encabeçada pela prefeita Ione, esposa de Wilmar Leite, ficou em segundo lugar nas eleições de 2008, a chapa derrotada encabeçou um movimento que resultou numa ação judicial movida pelo Ministério Público por compra de votos contra o então prefeito eleito Richard Santiago (MDB).  A morte de Isabel Barbosa passou a ser planejada quando ela exigiu do marido parte do dinheiro recebido por ele, cerca de R$ 40 mil, para prestar depoimento contra o então prefeito Richard, por compra de votos, motivada por uma doação ilícita de uma máquina pulverizadora a Sérgio Mendes, ex-marido de Isabel.

O promotor de Justiça Caleb Melo afirmou que o homicídio foi o resultado de um plano 'macabro' para calar Isabel, já que ela teria ameaçado revelar todo o esquema planejado para a cassação do então prefeito Richard Santiago Pereira.

Foram indiciados na época, Anderson de Araújo Souza e Roseli Francisco Alves Silva (acusados de serem os executores); Sérgio Mendes da Silva (ex-marido de Isabel); Antônio Batista da Silva Filho (irmão de Sérgio, que teria ajudado a planejar o crime); Clénio da Rocha Brito (ex-vice-prefeito de Ione Leite); Jenner Santiago Pereira (Sobrinho de Ione Leite); Ronaldo Espíndula Silvo (braço direito de Jenner); Ronisley Mendes da Silva (irmão de Sérgio); Wagner Mendes da Silva (irmão de Sérgio) e Wilmar Martins Leite (marido de Ione Leite).

Sérgio Mendes da Silva (marido da vítima), Wagner Mendes da Silva (cunhado), Roseli Francisco Alves da Silva, Ronaldo Espíndola Silva e Anderson de Araújo Souza foram julgados e condenados. Apenas Wagner Mendes continua preso. Anderson Souza chegou a ser preso, mas fugiu da cadeia pública de Xambioá, em agosto de 2015, após serrar as grades da cela e pular o muro da unidade. Wilmar Leite está em prisão domiciliar e os demais estão foragidos.

Manifestação pelas ruas de Xambioá
Ato pede julgamento de todos os acusados pelo crime
Amigos e familiares foram até o fórum da cidade

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.