Reclamação

Servidores contratados continuam com salários reduzidos em Araguaína; prefeitura explica

Muitos estão recebendo apenas 600 reais desde o mês de abril.

Por Márcia Costa 1.511
Comentários (0)

30/09/2020 18h10 - Atualizado há 3 anos
Secretaria Municipal de Educação

Centenas de servidores contratados pela Prefeitura de Araguaína, que atuam principalmente na área da educação, continuam com salários reduzidos desde o mês de abril, em razão da crise desencadeada pela pandemia.

Quem ganhava apenas um salário mínimo teve a carga horária reduzida e agora recebe apenas R$ 600. São auxiliares de serviços gerais, merendeiras, vigias, entre outros. Por causa do vínculo empregatício com a prefeitura, esses trabalhadores não têm direito ao recebimento de cestas básicas nem ao auxílio emergencial do Governo Federal.

Os professores também continuam com o salário reduzido, apesar do retorno das aulas de forma remota, o que tem demandado mais tempo de trabalho com elaboração de conteúdo, gravação de aulas on-line e correção de atividades.

"O que vamos fazer com esse salário reduzido? Como vamos pagar água? Energia? Gás? Como vamos comprar nosso alimento? É uma vergonha para atual gestão. Estamos trabalhando inclusive aos sábados dando faxina nas escolas", reclamou um servidor.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Araguaína disse que no Decreto nº 215, de 31 de março, foram propostas algumas alterações temporárias na rotina de trabalho dos servidores públicos municipais visando manter os empregos e assegurar o controle econômico, diante da atual situação do país causada pela pandemia da covid-19.

Sobre o pagamento integral dos salários, a prefeitura disse que ocorrerá com o retorno das aulas presenciais, que devem iniciar de forma gradual após o início da operação do novo hospital municipal, programada para o início do mês de outubro. Isso também dependerá da manutenção da queda no número de pessoas infectadas em Araguaína.

"Com o a normalização da carga horária total dos servidores, consequentemente o pagamento virá proporcional", informou a Prefeitura.

Sobre o trabalho adicional dos professores, a prefeitura disse que o apoio técnico aos alunos deve ser realizado na unidade de ensino na qual o servidor está vinculado, durante o período previsto com as alterações de carga horária e usando equipamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Educação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.