Palmas

Governo entrega 1.036 títulos de propriedade para moradores de oito quadras do Jardim Taquari

Programa de Regularização Fundiária tem beneficiado famílias de diversas regiões do estado.

Por Redação 1.344
Comentários (0)

14/03/2025 07h57 - Atualizado há 1 semana
Milhares de famílias foram beneficiadas e agora finalmente foram contempladas com a documentação legal

Notícias de Palmas - Em uma ação histórica do Governo do Tocantins, famílias do Jardim Taquari, em Palmas, receberam 1.036 títulos definitivos de propriedade. A solenidade ocorreu na feira coberta do bairro, nesta quinta-feira (13), na região sul da capital, e faz parte do Programa de Regularização Fundiária.

Presente no evento, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do programa que garante qualidade de vida da população, além da seguridade jurídica residencial. “A entrega desses títulos representa muito mais do que um papel, estamos garantindo o direito de propriedade. Reafirmo o meu compromisso, trabalhando em conjunto com as demais autoridades, para cumprir nossas responsabilidades para entregar melhorias estruturais e segurança jurídica, transformando a realidade do Taquari e promovendo o desenvolvimento que o Tocantins precisa”, afirmou.

A entrega contempla famílias das quadras T-20, T-21, T-22, T-30, T-31, T-32, T-33 e T-42, que agora passam a ser, oficialmente, proprietárias de seus terrenos. Com o documento registrado em cartório, os moradores poderão realizar melhorias em seus imóveis, acessar financiamento habitacional e ter mais tranquilidade quanto à posse de suas moradias.

Segundo o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, o trabalho de regularização no Taquari é fundamental para promover melhorias estruturais na comunidade e que parcerias foram importantes para transformar a realidade local do setor. “Atuamos com o apoio do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS) e do Tabelionato de Notas. Ressalto que o processo abrange quase 4.500 lotes no Taquari, sendo que os 1.036 últimos lotes concluídos são parte essencial desse esforço, o que abre espaço para o desenvolvimento de um projeto urbano mais abrangente, essa é a determinação do governador”, pontuou Aleandro.

Programa estadual de Regularização Fundiária

O Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias, está conduzindo a regularização fundiária em várias cidades tocantinenses. No Setor Taquari, em Palmas, os imóveis foram doados desde 2002, mas ainda não haviam sido formalmente regularizados. Com a aplicação da lei de doação específica para a área, todos os moradores que já ocupam suas residências terão a oportunidade de obter a documentação legal.

A diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Asmar, destacou que o programa está sendo realizado em toda capital e outras cidades do estado. “Possibilitamos a concretização do sonho de moradores que residem nesses imóveis há anos, mas ainda não tinham sua documentação regularizada, a serem proprietários documentados. Hoje [quinta-feira,13] no Setor Taquari, os moradores possuem seus títulos devidamente registrados, sem nenhum custo”, comentou, reforçando que a ação é contínua. “Para aqueles que ainda não regularizaram seus imóveis com a Tocantins Parcerias, o programa continuará em andamento. A missão é garantir que todos tenham acesso ao seu título definitivo.”, finalizou a diretora.

Realização de sonhos

A moradora do Jardim Taquari Luzirena Ferreira de Matos, que é uma das pioneiras do bairro, comentou que passou mais de 20 anos construindo a vida e o sonho da casa própria. Depois de duas décadas, ela terá, finalmente, o documento tão esperado em mãos. “Sou moradora antiga, uma das primeiras. Esperei por esse documento desde 2004 e agora estou vivendo a realização de um sonho, estou extremamente grata”, celebrou a moradora, que trabalha como diarista.

Anteriormente, morando de aluguel nas Arnos, nas proximidades do centro de Palmas, José Coelho dos Santos e sua esposa, Raimunda Coelho dos Santos, vivem há pouco mais de 10 anos no setor Taquari e agora celebram a regularização documental de seu lar. “Eu fico muito satisfeito, muito feliz. Quando a gente adquiriu aqui, muita gente dizia que era arriscado por não ter documento, e isso nos deixava preocupados, mas, graças a Deus e ao governador Wanderlei Barbosa, estamos recebendo essa grande conquista”, comemorou com a esposa. “Desde 2013 estamos aqui e hoje estou extremamente satisfeita, somos donos de nossa casa”, também expressou Raimunda, que trabalha como auxiliar de serviços gerais.

Foram mais de duas décadas de espera

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.