Vitória!

Idoso hipertenso é o 1º recuperado da covid-19 no Hospital de Campanha de Araguaína

Ele é hipertenso e não sabe como pegou a doença.

Por Redação 1.989
Comentários (0)

29/05/2020 16h33 - Atualizado há 3 anos
Idoso tem 75 anos

O Hospital Municipal de Campanha (HMC) teve a primeira alta para paciente com covid-19 no fim da manhã desta sexta-feira (29). O feirante Carlos Eduardo Thomann, de 75 anos e hipertenso, mais conhecido como Alemão, ficou internado durante oito dias. Na saída, ele foi recebido pela família e deixou um recado para a população.

Hoje eu vi o tanto que é importante se prevenir. É triste demais, cansativo e muito dolorido. Nunca imaginei que um ser humano pudesse aguentar o que aguentei, minhas carnes caíram todas, fiquei só os ossos. Se cuidem, vamos ter distanciamento”, afirmou Carlos.

A esposa dele, Geni, contou que o marido começou a sentir os primeiros sintomas há 15 dias, mas acreditou que fosse somente uma gripe. “No final da primeira semana ele piorou, com muita tosse, e eu também parei de sentir gosto das coisas, quando pedi para minha filha levar ele na Unidade de Pronto Atendimento”, disse. Na casa, todos se contaminaram com a covid-19.

Em meio aos enfermeiros que o levaram até a porta, Carlos agradeceu o tratamento e toda atenção que foi dedicada. “A equipe todo dia tinha paciência, me animava orando e cantando. Ver essas jovens se clamando por mim e todos que estão aqui, esta é a força do espirito de Deus mesmo. Muito obrigado por essa vitória, foram vocês que me ajudaram”, afirmou.

O contágio

De maneira bem humorada com clima de recuperação, Carlos contou que não tem ideia de como ou onde pegou a doença, mas acredita que foi trabalhando na feira e por conta da falta de cuidado. “Minha esposa falava ‘cadê sua máscara? Já lavou sua máscara?’, mas para mim ela estava limpinha. Ela exigia e eu ficava pensando que ela era abusada demais”, relatou.

Mesmo com a restrição imposta pelo Município, baseada em orientações do Ministério da Saúde, para que pessoas com mais de 60 anos não frequentassem a feira livre, Carlos apareceu para vender seus produtos. “Chegou uma senhora grandona do Departamento de Posturas e Edificações (Demupe) e perguntou minha idade, eu disse 61 bem baixinho. Eu sabia que não podia estar ali. Brava, ela mandou recolher as coisas e agora eu vejo o tanto que ela me avisou”, disse.

Tratamento

O paciente tomou oito medicamentos e precisou de ventilação mecânica não invasiva. A medicação recebida é composta por hidroxicloroquina, hidralazina, cimeticona, cloreto de sódio, ceftriaxona, azitromicina, enxoparina e dipirona.

O vírus faz colar o pulmão, então é preciso usar o BiPAP para forçar a respiração. São socos de oxigênio. Além disso, ele tomou vários medicamentos, entre eles para evitar a coagulação do sangue causada pelo vírus, que pode gerar uma trombose ou embolia”, explicou a coordenadora da enfermagem, Ticiane Pozzebom.

Leitos ocupados

O HMC já tem capacidade para receber 20 pacientes em estado moderado. Com a alta de Carlos e mais um paciente com previsão para tarde desta sexta-feira (29) e a chegada programada de outro, o local terá cinco pessoas internadas. Dessas, apenas uma é moradora de outro município, de Goiatins.

(Marcelo Martin)

Ele foi o 1º paciente da unidade a ter alta

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.