HGP

Jovem passa 50 dias com gaze dentro do corpo após cirurgia: 'é desumano', denuncia mãe

Desde a cirurgia,a jovem tem sofrido com muitas dores e infecção.

Por Conteúdo AF Notícias 3.183
Comentários (0)

04/05/2022 14h20 - Atualizado há 1 ano
Jovem segue se recuperando no HGP após mais uma cirurgia

Uma família de Miranorte passou por dias difíceis e turbulentos depois que uma equipe médica do Hospital Geral de Palmas (HGP) teria esquecido uma compressa de gaze dentro do corpo da jovem Andryele Fernanda Oliveira Jardim, 28 anos, durante um procedimento cirúrgico.

Mãe da paciente, Darcilene Jardim conta que sua filha passou por uma cirurgia para retirada de hérnia de disco lombar no dia 14 de março e vem sofrendo com dores e inflamações há cerca de um mês.

A desconfiança em relação ao problema surgiu uns 25 dias depois da cirurgia, quando uma bolsa de secreção se formou perto do local da cirurgia e estourou, saindo muita secreção.

A jovem sofre com problemas de coluna desde 2019 após um acidente de trabalho. Na época, ela trabalhava em uma empresa de decoração e caiu de um caminhão enquanto descarregava alguns materiais, que acabaram caindo por cima dela. Desde então, Andryele Fernanda passou por duas cirurgias.

"Todos os dias estávamos levando ela no hospital de Miranorte para tomar remédio contra dor, porque ela estava com náuseas, muito febril, pressão sempre abaixo do normal, pré-diabética, não conseguia comer. Era como se o corpo tivesse rejeitando algo e estava sempre muito mole. Dia sim e dia não ia para o hospital e tomava soro na veia", relata a mãe da jovem.

Dias atrás, a filha pediu para a mãe olhar uma bolsa de secreção enorme que se formou nas costas, próximo ao local da cirurgia. “Fiquei preocupada com aquilo, porque nas costas não tem tanta carne, eu fazia compressa para aliviar as dores, ela tomou antibiótico, estava com tanta dor que não deixava eu tocar. Depois a cirurgia abriu e vi que saía muito líquido”, conta.

Filha e mãe foram para o Hospital Regional de Miranorte enquanto aguardavam uma vaga no Hospital Geral de Palmas (HGP). A jovem continuava tomando antibiótico e percebeu que um tecido começou a sair de dentro da ferida.

Conforme a mãe da paciente, após o surgimento da vaga no HGP, os médicos ainda disseram que não seria caso de urgência, mesmo diante da gravidade da situação e da suspeita de que a equipe médica havia esquecido a compressa dentro da jovem. Então, a mulher ficou ainda mais revoltada. Foi então que o hospital decidiu realizar uma nova cirurgia nessa terça-feira (3/5).

Segundo ela, uma médica ainda tentou retirar o tecido à força, mas a jovem não suportou as dores. "É muito desumano o que fizeram com a gente".

“Não fizeram exame de ressonância ou outro que eu saiba, não me mostraram nada. Resolveram fazer a cirurgia dela nesta terça-feira (3/5). Acredito que tenha ocorrido tudo bem. Ela estava numa sala pré-operatório na manhã desta quarta-feira (4/5). Não explicaram se estão aguardando algum tipo de leito, mas disseram que ela fez a cirurgia e está bem, e não explicaram qual o procedimento que eles fizeram, ou seja, o que tanto foi retirado de dentro dela e se prejudicou algum órgão dela. Mas pelo menos estou mais aliviada, ela vai se recuperar”, desabafou a mãe.

O que diz Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a  paciente mencionada por este veículo segue internada no Hospital Geral de Palmas (HGP) recebendo os cuidados que o seu quadro clínico necessita.

A SES-TO destaca que a Direção Geral do Hospital foi informada do caso e solicitou que o Núcleo de Segurança do Paciente foi acionado para verificar o caso específico dessa paciente para que após a análise e emissão do relatório as medidas cabíveis sejam tomadas.

Gaze começou a sair de dentro da ferida que se abriu da cirurgia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.