Vídeo ganhou repercussão imediata e vem gerando críticas.
Notícias de Araguaína - Um episódio inusitado e, ao mesmo tempo, reprovável envolvendo um servidor público federal viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (13/11). As imagens mostram o motorista de um veículo oficial do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) furtando um abacaxi de um vendedor ambulante no centro de Araguaína, no norte do Tocantins.
O caso ocorreu na tarde desta quinta-feira (13) na Rua 7 de Setembro, esquina com a Rua das Mangueiras, uma das vias mais movimentadas da região central da cidade. Mesmo em plena luz do dia e com intenso fluxo de pessoas e veículos, o servidor desceu da caminhonete oficial — devidamente caracterizada com o logotipo do órgão federal — e praticou o furto.
Ação registrada em vídeo
Toda a ação do motorista foi registrada por câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais. O registro mostra o veículo do INCRA estacionando alguns metros à frente. Em seguida, o motorista desce, caminha em direção à caminhonete do agricultor que vendia abacaxis à beira da via, observa o movimento ao redor, pega uma das frutas e retorna rapidamente ao carro oficial.
Logo depois, ele guarda o abacaxi dentro do veículo, permanece alguns instantes olhando a movimentação na rua e, na sequência, deixa o local. Um popular que percebeu a ação ainda tenta abordá-lo, mas o servidor segue viagem.
O vídeo ganhou repercussão imediata e gerou críticas, principalmente pela conduta praticada por um servidor que atua justamente em um órgão cuja missão institucional é atender pequenos produtores rurais e promover a reforma agrária.
Repercussão
O caso abala a confiança do cidadão em instituições públicas, já fragilizada por sucessivas denúncias envolvendo agentes e órgãos de diferentes esferas. Para especialistas, episódios como esse, mesmo considerados de “pequeno valor material”, têm grande impacto simbólico, pois atingem diretamente a percepção social sobre ética e responsabilidade no serviço público.
Até o momento, o INCRA não divulgou nota oficial comentando o ocorrido ou informando se o servidor será identificado e submetido a procedimento administrativo. A conduta registrada em vídeo pode caracterizar infração disciplinar.
O QUE DIZ O INCRA
"O Incra no Tocantins tomou conhecimento das imagens que mostram um servidor utilizando veículo oficial em situação envolvendo um possível furto no último dia 13, em Araguaína/TO.
Assim que os fatos chegaram ao conhecimento da Gestão, foi determinada a imediata apuração das circunstâncias e responsabilidades, conforme prevê a legislação vigente. Em todo caso, o Incra/TO reitera ainda que condutas dessa natureza são absolutamente incompatíveis com a ética, a legalidade e a responsabilidade que norteiam o serviço público.
Por fim, o Incra/TO reafirma que não tolera desvios de conduta, trabalha com total transparência e segue comprometido com a correta aplicação dos recursos públicos e com o interesse da sociedade."