Inquéritos

MPE investiga falta de merenda em escolas da rede estadual de ensino do Tocantins

Por Redação AF
Comentários (0)

16/03/2018 08h01 - Atualizado há 1 mês
Denúncias de falta de merenda escolar em escolas estaduais de Pedro Afonso e Itacajá levaram o Ministério Público Estadual (MPE) a instaurar nessa quarta-feira (14) dois inquéritos civis para apurar os fatos. Segundo o Promotor de Justiça Luiz Antonio Francisco Pinto, as denúncias apontam que durante a maior parte do mês, os alunos da rede pública estadual nas cidades não têm recebido a alimentação escolar. O Promotor destaca que alunos da zona rural também são prejudicados, já que devido à distância, eles saem muito cedo de casa e voltam tarde, a maioria sem alimentação alguma durante o trajeto e agora, para agravar a situação, sem alimentação na escola. “Os alunos ficam com fome e não conseguem ter aproveitamento escolar”, afirma. Em Aguiarnópolis, norte do Estado, a direção do Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva comunicou essa semana aos pais a suspensão do fornecimento de merenda escolar por tempo indeterminado devido à falta de recursos. Segundo apurado, a escola ainda não recebeu nenhum repasse em 2018.
O OUTRO LADO
Em nota, a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disse que o recurso destinado à alimentação escolar foi executado na semana passada e creditado nas contas das associações escolares, nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, respectivamente, para as 515 escolas da rede estadual. A Seduc informou que o repasse da parcela referente à contrapartida do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recurso federal, é creditado no final do mês de março. Entretanto, a Secretaria de Educação já repassou as parcelas da alimentação, que são de responsabilidade do Estado e do FNDE. No ano de 2018, o valor per capita Tesouro Estadual teve aumento, aproximando-se da per capta financeira do FNDE, com crédito a partir da segunda parcela. Informa ainda que o repasse das parcelas da alimentação está regularizado, e que foi repassado um total de 2.112.407,00 (Dois milhões, cento e doze mil e quatrocentos e sete reais), referentes à primeira parcela de 2018.

Comentários (0)

Mais Notícias

Outros 9 convocados

Amastha é convocado para depor dia 30 na CPI que investiga rombo no PreviPalmas

Os depoimentos estão marcados para os dias 30 deste mês e 6 de novembro.

Tocantins

MPE pede afastamento de prefeito por farra de contratações e gastos excessivos

O MPE requer ainda que seja determinada a redução de 20% nos gastos em 30 dias.

ASTT

Mais de 220 veículos apreendidos em Araguaína serão leiloados em novembro

Segundo o edital, todos os veículos estão na modalidade circulação e foram recolhidos durante operações de fiscalização.

Protesto

Moradores plantam pés de banana no meio de rua esburacada no norte do Estado

Moradores também reclamaram do atraso nas obras de pavimentação.

Trânsito

Acidente em rotatória mata jovem e deixa outro gravemente ferido em Palmas

Moradores reclamam que não há iluminação e a sinalização é precária na rotatória.

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes
Nosso Whatsapp
063 9 9242-8694
Nosso Email
redacao@arnaldofilho.com.br
Copyright © 2011 - 2018 AF Notícias. Todos os direitos reservados.