Isolados

Na oposição, Janad mostra força com apoio de 9 vereadores por uma Câmara 'independente'

A vereadora do Podemos foi a terceira mais votada na capital com 2.083 votos.

Por Conteúdo AF Notícias 686
Comentários (0)

30/12/2020 09h50 - Atualizado há 3 anos
A surprese ficou por conta da presença do novato Pedro Cardos que havia afirmado fazer parte da base

Após muitas especulações, a professora e advogada Janad Valcari (Podemos) confirmou na noite desta terça-feira (29) que irá disputar a presidência da Câmara de Vereadores de Palmas.

Ao AF Notícias, Janad garantiu que é candidata e, se eleita, irá trabalhar pela independência da Casa de Leis.

Depois da definição, a candidata postou uma foto ao lado dos seus nove apoiadores, a maioria deles eleitos para o primeiro mandato. Aparecem na foto os vereadores Lacerda do Gás e Júnior Brazão (PSB), Rubens Uchôa e Joatan (Cidadania), Moisemar Marinho (PDT), Pastor Daniel (PRB), Márcio Reis (PSL), Pedro Cardoso e Marilon Barbosa (DEM).

"Tenho nove vereadores que apoiam minha candidatura por uma Câmara independente", afirmou Janad. Nessa conjuntura, Janad seria vitoriosa com o placar de 10 a 9.

Segundo informações de bastidores, os vereadores estariam isolados no interior do Maranhão para evitar que a unidade do grupo seja comprometida. Durante todo o dia, o AF tentou contato com os democratas Marilon Barbosa e Pedro Cardoso para confirmar o posicionamento deles, porém, eles não se pronunciaram.

Mais cedo, o vereador Rogério Freitas (MDB) confirmou que o seu nome fora escolhido de forma consensual para ser o candidato da base da prefeita Cinthia Ribeiro. Confirmaram apoio os vereadores: José do Lago Folha Filho (Patriota), Filipe Martins (PSDB), Eudes Assis (PSDB), Juscelino (PSDB), Solange Dualibe (PT), Iolanda Castro (Pros), Laudecy Coimbra (SD) e Waldson da Agesp (Avante).

A votação será secreta, fato que pode trazer surpresas no placar final.

Fieis da Balança

Com um placar apertado, o posicionamento dos vereadores do Democratas pode ser decisivo na escolha do novo presidente do Legislativo de Palmas. A surpresa ficou por conta do novato Pedro Cardos que havia declarado anteriormente que pertencia à base da prefeita e aguardava seu posicionamento para se manifestar.

O atual presidente da Casa, Marilon Barbosa, confirmou em entrevista ao AF durante a solenidade de diplomação que trabalhava sua candidatura, mas parece que ele não conseguiu emplacar seu nome novamente.

Mulheres no Comando

A próxima legislatura, a partir de 1º de janeiro, terá o maior número de mulheres eleitas para a Câmara de Palmas: quatro no total.

A última vez que uma mulher esteve à frente da Câmara dos Vereadores da Capital foi no biênio 1999\2000 com a vereadora Maria da Balsa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.