Susto na estrada!

Passageiros passam sufoco após falha mecânica e calor extremo em ônibus intermunicipal

Usuários reclamam de condições do serviço e reajuste tarifário sem melhorias.

Por Leydiane Lima 1.100
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14/03/2025 09h42 - Atualizado há 1 semana

Notícias do Tocantins – O transporte rodoviário é um elemento essencial para a população que depende desse serviço para se deslocar entre municípios, seja para trabalhar, estudar ou acessar serviços essenciais. No entanto, os usuários nem sempre encontram condições adequadas de segurança e conforto nos veículos disponibilizados.

No Vale do Araguaia, região composta por 16 municípios, o transporte rodoviário é ofertado por uma única empresa de ônibus, mas há também o transporte alternativo. Apesar do reajuste nas tarifas no início deste ano, os passageiros relatam que não houve melhorias na qualidade do serviço.

Na tarde dessa quinta-feira (13), passageiros que embarcaram no ônibus das 13h, partindo da rodoviária de Palmas com destino a Paraíso do Tocantins, passaram por um grande susto. O motor do veículo superaqueceu durante o trajeto, causando apreensão entre os 21 passageiros a bordo. "Calor escaldante. Sem saber se fico no calor abafado dentro do ônibus ou lá fora no sol quente", comentou uma estudante que preferiu não se identificar. Com o apoio de um caminhoneiro e de alguns passageiros, após algum tempo, o motorista conseguiu conduzir o ônibus até o destino final.

O incidente levanta questionamentos sobre a fiscalização desse serviço essencial por parte da ATR - Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos.

Os passageiros não enfrentam apenas a falta de conforto e segurança, mas também são surpreendidos por reajustes tarifários sem aviso prévio. O preço da passagem entre Palmas e Paraíso do Tocantins, por exemplo, foi reajustado para R$ 27,00, pegando muitos passageiros desprevenidos.

Como está a fiscalização do transporte intermunicipal? Para os usuários é preciso reforçar e garantir que as empresas cumpram com suas obrigações e ofereçam um serviço digno e seguro para a população.

NOTA OFICIAL – ATR

"A  Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) reafirma seu compromisso com a fiscalização rigorosa e contínua do transporte intermunicipal no Estado do Tocantins.

Atualmente, contamos com mais de 30 Agentes de Fiscalização, que atuam diariamente nos terminais rodoviários e realizam fiscalizações volantes e operações constantes para garantir a qualidade e a segurança do serviço prestado à população. Nossa presença é permanente nos municípios de Araguatins, Araguaína, Colinas, Guaraí, Paraíso, Palmas, Porto Nacional, Dianópolis e Gurupi, além das regiões circunvizinhas. Recentemente, implantamos uma nova unidade de fiscalização no município de Miranorte, ampliando nossa cobertura e capacidade de fiscalização para garantir um serviço de qualidade. 

A  ATR atua firmemente na região do Vale do Araguaia, por meio da Unidade de Fiscalização de Paraíso, e segue vigilante, especialmente na região, garantindo a boa prestação de serviço em todo o Estado, como tem sido a tônica do Governo do Tocantins em garantir uma boa prestação do serviço público em todas as vertentes.

Com relação ao ocorrido na tarde do último dia 13 de março, a ATR informa que a par da situação irá notificar a empresa responsável para que apresente os devidos esclarecimentos. A  Agência mantém um diálogo contínuo com as prestadoras de serviço e reforça que o descumprimento das normas pode resultar em sanções e penalidades.

A população pode contribuir com a fiscalização denunciando qualquer irregularidade por meio dos canais oficiais da ATR ou da Ouvidoria Geral do Estado. Nosso compromisso é garantir um transporte intermunicipal digno, seguro e de qualidade para todos os tocantinenses."

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