Das três maiores cidades do Estado, somente Araguaína foi premiada.
Notícias do Tocantins - Em cerimônia realizada em Palmas na manhã desta terça-feira (26), prefeitos de 15 municípios receberam oficialmente o selo UNICEF, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, braço da ONU (Organização das Nações Unidas) voltado para o cuidado com as crianças.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu a honraria e discursou em nome de todos os demais chefes de Executivos Municipais presentes e também reconhecidos. Das três maiores cidades do Estado, somente Araguaína foi premiada.
Também foram certificados os municípios de Araguacema, Araguaçu, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Lagoa da Confusão, Monte Santo do Tocantins, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e São Sebastião do Tocantins.
O Selo Unicef representa o reconhecimento da importância do trabalho conjunto entre Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado atuando em parceria.
“Isso é uma comprovação clara de que Araguaína tem políticas públicas eficazes para a nossa população. As crianças e os adolescentes estão bem cuidados pelas ações das nossas secretarias da Educação, da Assistência Social e da Saúde, que fazem um trabalho excepcional. Cumprimos com nota máxima todos os requisitos que eram necessários para adquirir o selo e mais uma vez colocamos Araguaína no primeiro lugar”, frisou Wagner.
O promotor da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual do Tocantins, Sidney Fiori Júnior, comentou sobre o direito de brincar para as crianças. “O direito de brincar é um direito legal da criança. Esse direito pode ser garantido com ações realizadas nos municípios e já temos muitas pessoas cuidando dessa parte, como estamos vendo hoje aqui com essa ação”, conclui.
Trabalho conjunto e eficiente
O selo é outorgado para todas aquelas cidades do Estado que, conforme critérios do UNICEF, tiveram avanços reais e positivos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
O prefeito fez questão de agradecer nominalmente todas as titulares das três pastas envolvidas: Elizângela Moura, da Educação; Ana Paula Abadia, da Saúde; e Suzana Salazar, da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Além disso, Wagner elogiou o trabalho das mobilizadoras junto ao UNICEF, da Secretaria Estadual da Educação e do TCE (Tribunal de Contas do Estado).
“Parabéns a vocês. Cada professor, cada educador, cada diretor de escola, cada um que a gente vê se dedicando lá na ponta e no dia a dia. Não teve vaidade e não pode ter vaidade para a gente ajudar as crianças. Todo mundo fazendo essa engrenagem funcionar e por isso o resultado do Selo UNICEF chegou a esses municípios. Obrigado, parabéns ao Estado do Tocantins e vamos continuar nos doando cada dia mais para que nós possamos ter um Estado cada vez mais justo e com oportunidades para todas as nossas crianças, para toda a nossa população”, finalizou.