Araguaína

Prefeitura convoca cadastro reserva da GMA para formação de nova turma com 18 agentes

Novos agentes vão reforçar a segurança nas ruas de Araguaína.

Por Redação 890
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04/11/2024 14h58 - Atualizado há 1 mês
Candidatos têm até esta quarta-feira, 6, para enviar documentação.

Notícias do Tocantins - A Prefeitura de Araguaína publicou no Diário Oficial do dia 28 de outubro a convocação de 25 candidatos aprovados no concurso para a Guarda Municipal (GMA), e que estão do cadastro de reserva, para a entrega da documentação referente à fase de Investigação Social, que deve ser realizada entre os dias 4 e 6 de novembro de 2024. 

O edital com a lista de convocados pode ser acessada neste link.

Os candidatos podem entregar pessoalmente os documentos na Secretaria Municipal de Administração (antigo Fórum), localizada na Rua 25 de Dezembro, número 307, Centro, das 7 às 13 horas, ou fazer o envio desses em formato PDF para o e-mail comando.gma@araguaina.to.gov.br, até as 23h59 de 6 de novembro de 2024.

Na investigação social, 18 candidatos serão selecionados para o Curso de Formação. Caso o número de aprovados nesta etapa seja superior às vagas oferecidas, o critério de desempate será a colocação no concurso público.

“Além da ampliação do número de agentes, em breve teremos sete novas viaturas à disposição, sendo cinco blindadas”, ressaltou o comandante da GMA, Renilson Galvão.

Documentação necessária

Para efetuar a investigação social, é necessário que o candidato apresente os seguintes documentos:
 
- Uma foto 3x4
- Cópias do documento de identidade, CPF e Carteira Nacional de Habilitação
- Comprovante de residência
- Certidões negativas criminais emitidas pela Justiça Estadual e Federal
- Certidões de antecedentes criminais da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança Pública dos últimos cinco anos.

Documentos com rasuras não serão aceitos e o não envio ou entrega incompleta da documentação implicará na eliminação automática do candidato.

Regulamentação da Investigação Social

A Comissão de Investigação Social é responsável pela apuração da vida pregressa dos candidatos, desde a inscrição até a posse. Essa análise visa assegurar que os candidatos possuam idoneidade moral, conduta ilibada e comportamento irrepreensível para as atribuições do cargo de Guarda Municipal.

Durante a investigação, a comissão poderá realizar diligências, obter informações adicionais e convocar os candidatos para entrevistas ou exames, incluindo testes toxicológicos. Os critérios para eliminação incluem relacionamentos com pessoas de antecedentes criminais, prática de infrações penais, envolvimento com drogas ilícitas, embriaguez e condutas que possam comprometer a atividade da Guarda Municipal, entre outros fatores. Também serão eliminados os candidatos que apresentarem documentos falsificados ou omitirem informações relevantes sobre sua vida pregressa.

A atuação da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Araguaína (GMA), em operação desde junho de 2021, tem como missão proteger os cidadãos que utilizam bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e colaborar com outras forças de segurança.

Também realiza ações incluindo patrulhamentos, recuperação de veículos furtados ou roubados, autuações por embriaguez ao volante, apreensão de armas de fogo e intervenções em casos de violência contra a mulher. Em parceria com a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), a GMA também realiza ações de prevenção a acidentes, como blitzes educativas e de fiscalização.

Em junho de 2023, 52 candidatos foram convocados para realização da Investigação Social, incluindo pessoas com deficiência (PCD). Destes, 23 assumiram o posto de Guarda Municipal.

Para emergências, o contato oficial com a GMA é pelo número 153.

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