Após TAC

Município de Palmeirante terá concurso com mais de 150 vagas; projeto já foi aprovado

Aprovados devem ser empossados até fevereiro de 2023.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 3.823
Comentários (0)

26/03/2022 09h43 - Atualizado há 2 anos
Há mais de 10 anos que a Prefeitura de Palmeirante não realiza concurso público.

O município de Palmeirante, norte do Tocantins, terá concurso público em breve para o preenchimento de 104 vagas imediatas e 50 para cadastro reserva. O projeto de lei que cria as vagas e autoriza a realização do certame foi aprovado nesta semana pela Câmara de Vereadores da cidade.

A realização de concurso cumpre um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo atual prefeito Raimundo Brandão (PTB) junto ao Ministério Público do Tocantins (MPTO), em setembro do ano passado. O município está há mais de 10 anos sem fazer concurso.

O próximo passo será a abertura de processo licitatório para a contratação da banca organizadora do certame. A previsão é de que os aprovados sejam empossados até fevereiro de 2023.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Adiel Leal (PTB), disse que a realização de concurso já fazia parte do plano de governo da atual gestão e reforçou os compromissos com os prazos estabelecidos.

SOBRE O TAC

De acordo com o MPTO, a prefeitura mantém em seu quadro de funcionários aproximadamente 280 servidores sem concurso público, entre contratados, comissionados e temporários.

Muitos servidores temporários estão ocupando cargos permanentes que deveriam ser providos mediante a realização de concurso público. Ainda segundo o Ministério Público, o último concurso público realizado pela prefeitura ocorreu no ano de 2009, para preenchimento de 73 vagas, portanto há mais de 10 anos.

PRAZOS ESTABELECIDOS NO TAC

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê que todas as etapas do certame sejam realizadas até o dia 31 de dezembro de 2022, com posse dos aprovados até 28 de fevereiro de 2023.

A primeira etapa do certame (criação da Comissão e publicação do Edital) deverá ocorrer até o dia 30 de abril deste ano, sendo que o concurso terá a validade de dois anos, prorrogáveis por até dois anos.

O TAC especificou ainda que o concurso deverá prever o quantitativo mínimo de 100 vagas para preenchimento imediato, com vagas distribuídas nas áreas da Educação, Saúde, Administração e Assistência. Ainda deverão constar no certame mais 50 vagas para cadastro de reserva.

SOBRE CONTRATOS TEMPORÁRIOS

O Município só poderá contratar servidores por tempo determinado nas hipóteses de efetiva necessidade temporária de excepcional interesse público - entendendo-se como tal a situação extraordinária, imprevisível, incomum, urgente ou premente estabelecida em lei, utilizando-se de processo seletivo simplificado e pelo prazo máximo de seis meses, admitida uma única prorrogação, devidamente justificada.

Sessão na Câmara Municipal de Palmeirante.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.