Alerta

Prefeitura alerta motoristas sobre interdição de avenidas durante a noite em Araguaína

Serviço foi iniciado pelas avenidas Cônego João Lima e Primeiro de Janeiro.

Por Redação 826
Comentários (0)

15/09/2020 17h47 - Atualizado há 3 anos
Serviço em rua de Araguaína

Motoristas de Araguaína devem dobrar a atenção ao transitar pelas principais vias do Município durante à noite para evitar acidentes em regiões que estão recebendo manutenções na sinalização. Trechos estão sendo interditados por completo ou parcialmente, com cones e cavaletes, para pintura de faixas de pedestre, divisórias e pares.

O serviço foi iniciado pelas avenidas Cônego João Lima e 1º de Janeiro e seguirá para as avenidas 13 de Maio, Santos Dummont, Sadoc Correa, Rua Ademar Vicente Ferreira, região do Mercado Municipal e depois nas proximidades de escolas, creches e unidades básicas de saúde.
 
“Os motoristas devem respeitar os bloqueios para não danificar a manutenção e também o próprio veículo, além de evitar acidentes com as equipes que estão concentradas no trabalho. Ainda devem diminuir a velocidade, caso a via esteja bloqueada parcialmente”, afirmou o diretor de Engenharia e Planejamento da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Caio Augusto Lobo.
 
Outros locais

Paralela a essas intervenções, estão sendo recuperadas as sinalizações nos bairros com tinta aplicada a frio, já que têm fluxo menor que as avenidas e as regiões de comércio, saúde e educação.

“É importante lembrar que todos os setores que passam por obras de recapeamento ou asfalto pela primeira vez já têm a implantação de sinalização prevista em contrato com as empresas”, informou o diretor de Engenharia e Planejamento da ASTT.

Dica de trânsito

O superintendente de Transporte e Trânsito da ASTT, Sheldon Sá, ainda dá dicas de como utilizar a faixa de pedestre com segurança. Para pedestres, o primordial é dar o sinal de vida estendendo a mão e mostrando que quer fazer a travessia da faixa. Outra dica, segundo o superintendente, é esperar todos os veículos pararem para iniciar a travessia.
 
“Ao atravessar com criança na faixa, é importante que o adulto a segure pelo pulso e não pela mão, para evitar que se solte durante a travessia. E sempre atravessar pela faixa com os pequenos, mostrando que é importante passar com segurança”, alertou Sá.
 
Para os condutores, a dica de segurança é, ao avistar a faixa, reduzir a velocidade, com ou sem pedestre. “A velocidade ideal para quando avistar uma faixa é de 40 km/h e, quando o pedestre estiver na faixa, sempre aguardá-lo concluir toda a travessia”, finalizou.
 
Material usado

Um novo material está sendo investido na pintura de faixas de pedestre no Município: o termoplástico extrudado. O produto tem durabilidade de até cinco anos e tem menos desgaste mesmo durante o extenso período de chuva que atinge a região Norte.
 
Essa tecnologia já foi aplicada na Avenida Marginal Neblina e alguns pontos movimentados da cidade, como teste em 2019, e com o resultado positivo foi programada também para outras regiões.
 
O termoplástico é aplicado quente e cria uma camada 600% mais grossa que a de tinta aplicada fria. “Enquanto a camada de tinta aplicada fria tem 0,5 milímetros, essa de termoplástico tem 3 milímetros de espessuras. As duas são próprias para a sinalização, mas a diferença na durabilidade é enorme”, explicou Caio.
 
O material ainda recebe a adição de microesferas refletivas, que garantem a visibilidade noturna, refletindo a luz emitida pelos faróis dos veículos, mesmo quando a pintura já estiver desgastada.

(Marcelo Martin)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.