Ionara Miranda

Professora de Araguaína se destaca com projeto que estimula a 'pensar fora da caixa'

Projeto promoveu um novo sentido na vida dos estudantes.

Por Redação 1.382
Comentários (0)

11/01/2022 14h38 - Atualizado há 2 anos
Alunos que participaram do projeto estão mais motivados

Diante dos desafios do ensino durante a pandemia da Covid 19, muitos professores tiveram que utilizar novas abordagens e desenvolver iniciativas para motivar os alunos a continuarem estudando.

Um dos projetos que recebeu destaque nesse período foi o ‘Vaga-lumes’, desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa e do Projeto de Vida, Ionara Miranda da Cunha, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína.

O ‘Vaga-lumes’ promoveu um novo sentido na vida dos estudantes, como contou a aluna Mariana dos Reis Pereira, 16 anos, que estuda na 2ª série do ensino médio.

“O projeto me motivou bastante, pois eu estava muito apreensiva com tudo o que estava acontecendo com a pandemia. Eu ligava a TV e o destaque era o número de pessoas morrendo, que aumentava a cada dia. Com isso, fiquei desmotivada. Com as atividades das rodas de conversas, que o projeto proporcionou, nos levou a refletir sobre a vida, a realidade e sobre os sonhos. Foi com o ‘Vaga-lume’ que me despertei e comecei a pensar no futuro e a desenvolver o meu projeto de vida”, esclareceu.

E foi esse o objetivo do projeto ‘Vaga-lumes’: motivar os alunos e apresentar a importância da inteligência emocional e das habilidades socioemocioanais. “Com isso, foi possível trabalhar conceitos como confiança e compreensão nas relações interpessoal e intrapessoal, e dessa forma, os estudantes estavam mais aptos para encarar situações difíceis com mais facilidade, gerando capacidades de superação e possibilidades de realizar os sonhos”, explicou a professora Ionara.

Para a estudante Mariana, o projeto ‘Vaga-lumes’ lhe levou para mais longe do que estava acostumada a pensar. “Aprendi a pensar fora da caixa, a ser mais criativa e otimista. Assim, fui estabelecendo mais firmeza nos estudos e principalmente, no meu projeto principal, que é conseguir realizar os meus sonhos”, frisou.

A professora Ionara explicou que muitos estudantes ficaram desmotivados devido o processo da pandemia e suas consequências na vida da população. “Esse momento acarretou incertezas na vida de todos”, contou.

Com o desenvolvimento do projeto, a escola promoveu rodas de conversas com temas propostos pelos alunos. Após as conversas, a professora gravou podcast com os estudantes falando sobre a construção dos seus projetos de vida. E a cada final do bimestre, esses alunos receberam um selo digital Protagonismo em Ação, como forma de reconhecimento. E fotos dos estudantes e o selo digital eram divulgados nas redes sociais da escola.

A estudante Gabriela Gama Chaves, 17 anos, também destacou as rodas de conversas propostas pelo projeto. “Um dos temas que me chamou a atenção foi sobre rótulos e conceitos que nos limitam. Aprendi que não devemos nos prender a nada, gostei muito das palestras que tivemos e me senti motivada a elaborar o meu projeto de vida”, ressaltou Gabriela.

 Fora da caixa

A professora Ionara explicou que desenvolveu a dinâmica Pense fora da caixa, que representou uma forma de levar os estudantes a ampliarem a sua maneira de pensar e de agir. “Percebemos que muitos alunos tinham o desejo de ter uma independência financeira, então, convidamos uma consultora empresarial, que ministrou uma palestra sobre protagonismo e a transformação da vida financeira. Após essa atividade, alguns estudantes que estavam sem um caminho a seguir começaram a traçar o projeto de vida voltado para uma faculdade de economia, de administração ou para a área do empreendedorismo. Então, percebemos o quanto essas atividades realizadas com a influência do projeto ‘Vaga-lumes’ ajudou os estudantes a traçarem novos caminhos, metas e sonhos”, destacou Ionara.

O resultado do projeto ‘Vaga-lumes’ foi compartilhado como experiência pedagógica de sucesso para outras instituições de ensino e para diversos professores.

Ionara percebeu as necessidades dos estudantes e o ensino passou a ter um foco

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.