IFTO

Programa Mulheres Mil abre 60 vagas em cursos gratuitos com bolsa de R$ 400 em Araguaína

Alunas receberão bolsa permanência como incentivo à conclusão do curso.

Por Redação 1.475
Comentários (0)

10/03/2025 15h35 - Atualizado há 1 semana
As inscrições já estão abertas

Notícias do Tocantins – A Prefeitura de Araguaína fechou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) para oferecer cursos gratuitos de capacitação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Nesta oportunidade, o programa Mulheres Mil oferta 60 vagas, distribuídas entre os cursos de Maquiadora e Assistente Administrativo. Os cursos terão duração de três meses, com aulas de segunda-feira a quinta-feira, das 19h às 22h, no prédio do IFTO, localizado na Avenida Paraguai, nº 838, Setor Cimba.

As inscrições já estão abertas e ficarão disponíveis até a próxima segunda-feira, dia 17 de março, de forma online, por meio deste link.

De acordo com o edital nº 09/2025/ARN/REI/IFTO, o processo de seleção será por ordem de inscrição, atendendo ao quantitativo de vagas disponibilizadas, sendo priorizadas as mulheres atendidas pela Secretaria Municipal da Mulher (SEMUL). As demais mulheres inscritas serão incluídas em um cadastro reserva, de acordo com a ordem de inscrição.

No ato da inscrição, é preciso anexar cópia dos documentos de identidade (RG), CPF, comprovante de residência ou declaração de residência, e comprovante de escolaridade que especifique a escolaridade mínima exigida no edital. O edital completo com as informações sobre inscrições e processo seletivo está disponível aqui.

Unindo forças pelas Mulheres

“O objetivo desta parceria é fortalecer o trabalho da Secretaria da Mulher de Araguaína na promoção da igualdade de gênero e no combate às diversas formas de violência e discriminação contra a mulher. Os cursos são direcionados tanto para mulheres de baixa renda, quanto para aquelas que foram vítimas de violência e se encontram em situação de vulnerabilidade, proporcionando ferramentas para que elas possam sair desta situação”, explica a secretária da mulher, Ângela Maria Silva.

Durante o período de formação, as mulheres receberão uma bolsa permanência no valor de R$ 400, como ajuda de custo e incentivo à conclusão do curso.

Apoio à mulher

Só no ano passado a Secretaria Especial da Mulher de Araguaína atendeu mais de 11 mil mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de diversos projetos sociais desenvolvidos pelo Município, que vão desde atividades educacionais para conscientizar e fortalecer o apoio da sociedade, até serviços de assistência jurídica oferecido a mulheres vítimas de violência, atendimento psicológico e programas de qualificação profissional.

A Prefeitura também disponibiliza para a população, a sala de acolhimento da Secretaria da Mulher de Araguaína, um espaço criado para oferecer atendimento especializado a mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo é garantir apoio psicológico e jurídico, orientação e encaminhamento adequado dentro da rede de proteção às mulheres.

A sala de acolhimento está localizada na Secretaria Especial da Mulher de Araguaína, Rua 25 de dezembro, nº 307 - Centro, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.