No Colégio Militar em Araguaína, 27 servidores aptos a receberem não tiveram o pagamento efetuado.
Notícias de Araguaína – Cerca de 190 professores da educação básica da rede estadual de ensino do Tocantins não receberam o pagamento referente à Bonificação Anual de Incentivo ao desempenho de 2023. Apenas alguns professores tiveram o pagamento efetuado pelo Governo do Estado.
O pagamento da bonificação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). A gratificação busca incentivar e premiar o desempenho dos profissionais que se destacaram em sala de aula. O prêmio é dividido nas Categoria Unidades Escolares - destinada a todos os profissionais da educação lotados nas Unidades Escolares da Rede Estadual do Tocantins que participaram das avaliações do Saeb/2023 e que tiveram seus resultados divulgados; e Categoria Superintendência Regional de Educação - destinada aos profissionais da educação lotados nas Superintendências Regionais de Educação (SREs).
Em Araguaína, no Colégio Militar Dr. José Aluísio da Silva Luz, 27 servidores aguardam o pagamento, que deveria ter sido efetuado até o mês de dezembro de 2024.
Os profissionais não tem informações sobre o que aconteceu e se sentem lesados, tendo os direitos negados. O não pagamento frustou a equipe de servidores, que trabalhou incansavelmente para alcançar os resultados de destaque.
Segundo os servidores, o não pagamento da concessão do benefício contraria os princípios de valorização e reconhecimento previstos na legislação.
O que diz a Seduc
Questionada, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que os casos do não recebimento da gratificação do PROFE são situações específicas de 188 servidores, acarretadas pelo não reconhecimento do sistema de pagamento que está parametrizado com as regras gerais.
A Pasta disse que a Secretaria da Administração está trabalhando para adequar o sistema e gerar uma folha complementar para regularizar o pagamento, mas não deu prazo. “Vale ressaltar que mais de 2.200 professores receberam a gratificação do Profe, perfazendo um montante de R$ 5.001.014,57, destinados ao pagamento do benefício concedido pelo Governo do Estado”.