Tocantins e Goiás tiveram índice de isolamento de 33,3%. OMS recomenda 70%.
O Mapeamento do Índice de Isolamento Social no Brasil apontou que Goiás e Tocantins foram os estados com as piores taxas de isolamento social durante o Natal (25). Ambos tiveram uma taxa de isolamento inferior a 34%, enquanto a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de um isolamento de pelo menos 70%.
O índice é atualizado diariamente pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), com a base em dados produzidos pela empresa de tecnologia da informação Inloco, que mede o distanciamento social de cada região através de dados obtidos pelo uso de smartphones.
O mapa do Coep mostra o percentual da população que segue a recomendação de isolamento e “existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde”, define o Coep.
COVID-19 NO TOCANTINS
Já no sábado (26), com índice de isolamento social de 44,7%, o Tocantins saiu da pior para a melhor taxa de isolamento no país, mas contabilizou 161 novos casos da covid-19, sendo 43 das últimas 24h.Os casos restantes foram apontados em exames coletados nos dias anteriores.
O Estado contabiliza 89.289 casos de covid-19, dentre os quais 79.609 pacientes estão recuperados e 8.455 pessoas seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar. Outros 1.225 pacientes foram a óbito.
O Governo do Tocantins possui uma plataforma para acompanhamento dos dados sobre a Covid-19 http://integra.saude.to.gov.br/covid19.