Atendimento remoto

Vários órgãos de Araguaína disponibilizam telefone e serviços online: Saúde, CCZ e outros

Medida é para garantir a continuidade de serviços essenciais.

Por Redação 1.088
Comentários (0)

26/03/2020 17h02 - Atualizado há 4 anos
Na Secretaria da Fazenda, parte dos atendimentos está sendo feito online.

Nesse período de prevenção ao coronavírus, algumas secretarias municipais de Araguaína disponibilizaram serviços on-line ou pelo telefone para garantir atendimentos essenciais à população.

O decreto publicado essa semana suspende o atendimento presencial ao público em alguns estabelecimentos comerciais e estabelece restrições quanto ao atendimento em algumas repartições como banco, posto de combustíveis, farmácia e outros, evitando aglomerações e respeitando a distância mínima de um metro entre as pessoas.

Saúde

Na sede da Secretaria da Saúde não há serviços em funcionamento para o público, apenas internos como administrativo, jurídico, compras e superintendências, que estão funcionando em horário reduzido. Para encaminhamento de ofícios, a secretaria disponibilizou o seguinte e-mail: saude@araguaina.to.gov.br

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) seguem atendendo 24 horas.

As unidades básicas (UBS) atendem em horário normal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, porém com a suspensão das consultas agendadas. Apenas os casos da área de saúde mental, pré-natal, vacinação de rotina, teste do pezinho e urgências estão sendo atendidos.

Com exceção das unidades do Bairro JK e Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães, destinadas ao atendimento as pessoas com suspeita do coronavírus.

Fazenda

Na Secretaria da Fazenda, parte dos atendimentos está sendo feito online. Ao todo são 11 atendimentos, entre eles a emissão de nota fiscal eletrônica, validação de NFS-e, consultas de débitos, certidão negativa, validação de alvará e outros que estão à disposição do contribuinte acessando o site da Prefeitura (http://araguaina.to.gov.br/).

Telefones também estão à disposição da população para informações dos serviços como empenho, cadastro, Crédito Educativo, Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Micro- Empreendedor Individual (MEI) e outros. O usuário pode solicitar o número do departamento especifico, por mensagem via WhatsApp para os telefones: 63 9 9957 9312 ou 63 9 9935 7789.

“Aquele contribuinte que nesse período não tiver como acionar um desses meios disponíveis, seguimos com o atendimento presencial na secretaria, mas com o limite máximo de 15 pessoas por hora, através de senhas”, explicou o secretário Fabiano Souza.

 Assistência Social

Além do 0800 do Cadastro Único, na Secretaria da Assistência Social e Habitação do Município estão em funcionamento o plantão de óbitos e o cadastro para doação de cestas básicas.

O cadastro de outros profissionais ou famílias em vulnerabilidade para pedir o auxílio pode ser feito no site da Prefeitura, via preenchimento de formulário digital. “Esse auxílio será dado somente às famílias em que os assistentes sociais comprovarem necessidade, não é para estocar. Já temos 3,5 mil pessoas cadastradas e todas passarão por triagem”, esclareceu a secretária Fernanda Ribeiro.

Para acionar o plantão de óbito basta entrar em contato no telefone: 63 9 9986 3497. Para dúvidas sobre o Cadastro Único o número disponível ao usuário é o 0800 643 7021.

 CCZ

No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), as atividades de recebimento de animais com diagnóstico clínico laboratorial de leishmaniose estão funcionando normalmente, assim como o controle químico interno de casos positivos de dengue.

“Não estamos realizando o trabalho de visitas às residências para evitar o contato com os moradores, mas disponibilizamos o número onde a população pode ligar para esclarecer dúvidas. Pedimos que as pessoas não esqueçam de seguir com os cuidados de limpeza nos quintais para evitar o mosquito transmissor da dengue até que nosso trabalho volte ao normal”, disse o diretor do CCZ, Eduardo Freitas.

Para entrar em contato com o CCZ basta ligar no 3411-7040, das 7h30 ás 18h.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.