Demais pastas não tiveram mudanças na gestão.
Notícias de Araguaína - O prefeito Wagner Rodrigues (UB) nomeou os secretários e presidentes de autarquias municipais para a gestão 2025/2028. A publicação dos nomes foi feita no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (10/01), após a aprovação da nova estrutura administrativa da Prefeitura de Araguaína.
A reestruturação, proposta pelo prefeito Wagner, desmembrou algumas secretarias e deu início a uma nova fase na gestão municipal. Com a reorganização, segundo o prefeito, as equipes trabalharão de forma colaborativa, otimizando processos e garantindo um serviço público ainda mais eficiente.
“A expectativa é que essa nova fase traga resultados concretos para a cidade, otimizando o atendimento e a qualidade dos serviços públicos. Com secretarias desmembradas, vamos fortalecer a gestão e criar novos projetos, sempre com o objetivo de atender às demandas da população de forma mais eficaz”, destaca o prefeito Wagner.
A Secretaria do Planejamento e a da Captação e Gestão de Recursos foram unificadas, enquanto a antiga Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação foi dividida em duas: a Secretaria da Assistência Social e a Secretaria de Habitação.
Enquanto isso, novos secretários assumem as pastas da Educação; Assistência Social; Habitação; Governo; e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT).
Um dos nomeados é o vereador Terciliano Gomes, que assume a presidência da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT). A vaga dele na Câmara Municipal será ocupada pelo primeiro suplente do União Brasil, Professor José da Guia.
Pastas que não tiveram mudança de gestor:
Procuradoria Geral do Município (PGM): Gustavo Fidalgo
Secretaria Municipal da Administração (SECAD): Rejane Mourão
Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ): Leandro Pinnoti
Secretaria Municipal da Comunicação (SECOM): Davi Fernandes
Secretaria Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI): Fabiano Souza
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SEDEMAT): Joaquim Quinta Neto
Secretaria Municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEINFRA): Frederico Prado
Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos (SPGR): Renato Assunção
Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS): Ana Paula Abadia
Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer (SEMCL): Edson Gallo
Secretaria Municipal da Mulher (SEMUL): Ângela Maria Silva
Fundação de Atividade Municipal Comunitária (FUNAMC): Neife Gomes
Instituto de Previdência e Assistência aos servidores do Município de Araguaína (IMPAR): Carlos Murad
Controladoria Geral do Município (CGM): Mariana Cardoso
Secretarias e autarquias que estão sob nova gestão:
Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS): Alcides Filho Rodrigues (ex-prefeito de Babaçulândia)
Secretaria Municipal da Educação (SEMED): Marzonete Duarte (professora efetiva)
Secretaria Municipal de Governo (SEGOV): Alcivan José Rodrigues (ex-vereador)
Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT): Terciliano Gomes (vereador)
Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB): Claudiel Machado dos Santos (suplente de vereador)
Expectativas para a gestão
Para o novo secretário da Assistência Social, Alcides Filho Rodrigues, o trabalho que vem sendo realizado na secretaria deve ser continuado. “A política pública da assistência social visa atender o cidadão em situação de vulnerabilidade social. Firmado nesta premissa, nosso trabalho será a continuidade dos serviços já prestados e ampliar para novos projetos, atendendo as necessidades que surgem junto com o desenvolvimento da cidade”, ressalta.
Claudiel Machado dos Santos, titular da recém-criada Secretaria Municipal da Habitação, afirma que o desafio será abraçado com muito empenho. “Entendo que é um grande desafio profissional e não medirei esforços para dar o meu melhor em prol da população araguainense. Estarei à inteira disposição de toda a comunidade, para que façamos um ótimo trabalho nessa gestão”, enfatiza Claudiel.
O que mudou?
- A Secretaria Municipal de Infraestrutura - SEINFRA passa a se denominar Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano - SEINFRA.
- A Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN passa a se denominar Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos – SPGR.
- A Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação – SEMASTH passa a se denominar Secretaria Municipal da Assistência Social – SEMAS.
- Fica extinta a Secretaria Municipal de Captação e Gestão de Recursos – SMCGR e suas competências transferidas para a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos – SPGR.
- Fica extinto o Instituto de Gestão de Projetos e Desenvolvimento Sustentável.
- A Secretaria Municipal Especial da Mulher-SEMUL passa a se denominar Secretaria Municipal da Mulher-SEMUL.
- A Secretaria Municipal Especial de Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais – SECTIR passa a se denominar Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.
- A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo-SEDEMA passa a se denominar Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo – SEDEMAT.